PL que previne surdez poderá ser aprovado


07/08/2013 18:55 | Da assessoria da 2ª secretaria

Compartilhar:


A Assembleia Legislativa deverá votar na próxima semana o PL 32/2010, de autoria do deputado Edmir Chedid (DEM), que determina às empresas a afixação de aviso ao usuário sobre os riscos de perda de audição provocados pela utilização prolongada de aparelhos sonoros portáteis.

O parlamentar explicou que a utilização dos fones de ouvido entre os adolescentes de 12 a 18 anos tem aumentado os casos de surdez. "A ideia do projeto é obrigar as empresas a colocarem não apenas nas embalagens, mas também nos próprios aparelhos auditivos as indicações sobre os níveis de volume", disse.

Segundo o PL, os fones de ouvido são perigosos porque potencializam o som. Quando a fonte sonora é externa, a energia se dispersa, ao passo que, utilizando-se o fone, esta passa a ser inteiramente direcionada para dentro do ouvido, sem nenhum tipo de proteção.

Os argumentos apresentados também estão fundamentados em estudo realizado há 17 anos com 908 estudantes de São Paulo e divulgado pela Folha de S.Paulo, mostrando que 64% deles usavam fones e 18% para ouvir música. Entre os pesquisados nesse segundo grupo, 9,4% já tinham algum comprometimento auditivo. "Foram realizadas várias campanhas para a conscientização dos adolescentes. Este projeto vai ao encontro da finalidade educativa, mas acredita-se, no entanto, que não apenas a campanha, mas a informação ao usuário seja importante para a redução dos índices acima", concluiu.

echedid@al.sp.gov.br

alesp