Galerias sem barreiras de vidro


09/08/2013 11:00 | Da assessoria do deputado João Paulo Rillo

Compartilhar:


Os deputados João Paulo Rillo (PT) e Carlos Giannazi (PSOL) estão propondo a retirada da barreira de vidro que separa as áreas destinadas à plateia e os parlamentares, no Plenário Juscelino Kubitschek. O projeto de resolução que dá nova redação ao artigo 280, do Regimento Interno da Assembleia Legislativa, foi protocolado pelos deputados de oposição nessa quinta-feira, 8/8.

A barreira de vidro está instalada no plenário onde são realizadas as sessões legislativas. A proposta prevê a eliminação da blindagem no prazo de 30 dias, contados do início da vigência da resolução. Os deputados também estabelecem no projeto impedimento à substituição dos vidros por qualquer outro material ou recurso que promova o isolamento do público com relação aos parlamentares.

Para Rillo, "a atualização da redação do artigo 280 elimina o ranço ditatorial e a retirada dos vidros deveria ser a primeira de uma sequência de iniciativas nesse caminho". O deputado Giannazi avalia que a proposta, além dos efeitos concretos, tem grande simbolismo. "Atende a um apelo muito claro das ruas, daqueles a quem qualquer parlamento deve ouvir, se reaproximar e, de fato, representar."

joaopaulorillo@al.sp.gov.br

alesp