CTC vai solicitar ao Cade documentos de suposto cartel


14/08/2013 16:00 | Da assessoria do deputado João Caramez

Compartilhar:


Sob a presidência do deputado João Caramez (PSDB), a Comissão de Transportes e Comunicações (CTC) aprovou, no dia 13/8, requerimento para solicitar ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), com a maior brevidade possível, cópia dos procedimentos, depoimentos e termos de leniência firmados, relacionados à Operação Linha Cruzada, realizada pela Polícia Federal e que apura a participação de empresas em um suposto cartel em licitações para aquisição de carros de trens, manutenção e construção de linhas de trens e metrôs em vários estados brasileiros.

De acordo com Caramez, a medida é importante para os trabalhos da comissão, que necessita da documentação do Cade para fazer análise do caso, já que, até o momento, o que se sabe não é oficial. "O objetivo da comissão é colaborar para a elucidação dos fatos. Para tanto, é fundamental o acesso aos documentos do caso para que possamos fazer uma agenda propositiva cumprindo o nosso papel fiscalizatório", disse Caramez.

Na reunião, que tinha 35 requerimentos em discussão, foram aprovados os requerimentos para convidar o presidente do Cade, Vinicius Marques de Carvalho, o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente da Siemens, Paulo Stark, para comparecerem em reunião da CTC para prestarem esclarecimentos sobre as denúncias.

"O Estado é vítima nesse caso. Por isso, vamos trabalhar com clareza e equilíbrio para contribuir nesse processo investigatório que já está sendo realizado pelo Cade, Polícia Federal, Ministério Público Federal e Ministério Público do Estado de São Paulo", afirmou o deputado.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp