Opinião: Só mais uma mentira grosseira


13/08/2013 15:46 | *Cauê Macris

Compartilhar:


Não são poucos os exemplos na história recente do país de armações e mentiras divulgadas pela máquina de propaganda petista contra o PSDB. Dossiê Cayman, Lista de Furnas, o escândalo dos aloprados são só alguns poucos exemplos do que é capaz o pessoal do mensalão quando resolve levar a sério a máxima da presidente Dilma Rousseff que em "eleição vale fazer o diabo". O artigo do deputado Carlos Neder "É preciso abrir o caixa do Metrô" é só mais um desses episódios.

São Paulo não tem um dos menores sistemas metroviários do mundo. O sistema de transporte sobre trilhos do Estado é superior, por exemplo, ao do México e do Chile. Hoje, São Paulo possui 329 Km operacionais de trilhos que transportam 7,3 milhões de passageiros/dia. O México possui 220 km transporte sobre trilhos, que atendem 3,8 milhões de passageiros. Já o Chile tem 103 km de metrô e transporta 2,3 milhões de pessoas/dia. Conclusão: o sistema paulista possui 130 km a mais de trilhos que o mexicano e é 229 km superior ao chileno.

Atualmente, o metrô paulista faz a maior ampliação da América Latina, com quatro linhas em obras simultaneamente. Outras três estão previstas para breve.

A ampliação do sistema metroviário poderia ser acelerada se o governo federal, comandado há 10 anos pelo PT, se lembrasse dos paulistas. Os governos Dilma Rousseff e Lula não aplicaram um único centavo nas obras do metrô de São Paulo. Todo recurso obtido pelo Estado foi por financiamento, ou seja, será pago com o dinheiro suado dos impostos de quem vive e trabalha em São Paulo.

Dilma se comprometeu a auxiliar o Estado na construção de apenas uma linha, a 18-Bronze, que por coincidência liga a capital ao município de São Bernardo do Campo, administrado pelo petista Luiz Marinho.

O PSDB e o governo de São Paulo não têm qualquer compromisso com o erro. Queremos apuração séria e ágil das suspeitas de formação de cartel por empresas do setor para fraudar licitações e, se for comprovado o crime, a punição exemplar e o ressarcimento de possíveis danos ao Estado.

É preciso parar de hipocrisia e trabalhar mais. São Paulo não precisa de mentira. Precisa de gente séria, que pense na população ao invés de focar apenas no jogo eleitoral.

*Cauê Macris é deputado estadual e vice-presidente estadual do PSDB-SP.

alesp