Da Tribuna


15/08/2013 18:58 | Da Redação

Compartilhar:


Educação

Carlos Giannazi (PSOL) comentou a reportagem do jornal O Estado de S. Paulo do dia 12/8, que esclarece o motivo das faltas dos professores da rede de ensino municipal. Segundo o deputado, as faltas são por motivos de doenças. "Os profissionais da educação vão adoecendo por não terem condições de trabalho, e se tornam vítimas". Giannazi pediu para as autoridades competentes traçarem um plano de carreira e de valorização para o magistério das redes de ensino municipal e estadual. (GA)

Manifestação

Luiz Claudio Marcolino (PT) falou do protesto ocorrido na Assembleia no dia 14/8. O deputado informou que a bancada do Partido dos Trabalhadores pediu uma sindicância para apurar a posição dos policias militares, parlamentares e manifestantes. Ele exibiu um vídeo mostrando o manifesto. "A população foi impedida de entrar na Casa. Isso não pode ocorrer". (GA)

Cartel

Marcos Martins (PT) comentou o pedido de demissão do secretário da saúde, Giovanni Guido Cerri, e mostrou reportagens que denunciam os possíveis esquemas fraudulentos dos fornecedores da CPTM e do Metrô. O deputado leu um documento que falava dos milhões envolvidos no possível caso de corrupção e criticou o PSDB. (GA)

Comissão de Transportes

Fernando Capez (PSDB) elogiou a Comissão de Transportes pela convocação dos responsáveis pelas empresas Siemens, Alstom, Metrô e CPTM para esclarecer as denúncias divulgadas pela imprensa. O deputado comentou a organização da sessão plenária do dia 14/8, quando houve distribuição de senhas para permitir a entrada de manifestantes nas galerias do plenário Juscelino Kubitschek e no auditório Franco Montoro, no limite da lotação dos dois ambientes. (MM)

Saúde e segurança

Jooji Hato (PMDB) falou da situação dos hospitais, com grande lotação, e da questão da segurança pública. O deputado demonstrou sua preocupação com os jovens armados que estão assaltando pizzarias, igrejas, restaurantes. Também falou sobre as mulheres que estão sendo assediadas nos transportes públicos, crime que é facilitado pela grande lotação nos trens. (MM)

Ações da polícia

Osvaldo Vergínio (PSD) elogiou o trabalho da Polícia Militar em um resgate de uma família sequestrada em Osasco. Também elogiou a corporação por defender os deputados e os funcionários da Casa, dos manifestantes que tentaram invadir Assembleia no dia 14/8. O deputado pediu melhorias na saúde e disse que o povo quer trabalho e educação. Vergínio reclamou do tumulto que os manifestantes provoracam na sessão plenária de 14/8. (MM)

Polo de Ostomia

Luiz Carlos Gondim (PPS) contou da sua visita ao Polo de Ostomia, que distribui as bolsas de coleta de fezes ou urina para as pessoas que fazem cirurgias de intestino ou bexiga. O deputado informou que faltam bolsas em Mogi das Cruzes, São Paulo, Santos e Vale do Paraíba, e disse que faltam catéteres e sondas. Gondim pediu uma licitação para a compra desses materiais o mais rápido possível, além de mais atenção a esses pacientes. (MM)

Manifestações

João Paulo Rillo (PT) criticou a ação do presidente da Casa ao acionar a Polícia Militar para controlar os manifestantes e falou das seis pessoas que foram atingidas por balas de borracha. O deputado repudiou o pronunciamento de Osvaldo Vergínio, que falou que os polícias agiram para proteger os parlamentares. Rillo comentou que não precisa que defendam a sua integridade, pois não fez mal ao povo. (MM)

Discutir as causas

Jooji Hato (PMDB) expôs que na manifestação ocorrida em frente à Casa na última quarta-feira, 14/8, os ânimos de todos estavam exaltados, mas defendeu o posicionamento do presidente Samuel Moreira diante da situação. "Temos de nos alegrar por não ter havido nenhuma morte ou pessoas com ferimentos graves", afirmou. Segundo o parlamentar, deve-se discutir os motivos que levaram a população a se manifestar, não somente as consequências das manifestações. (SC)

Debate dentro e fora do plenário

Fernando Capez (PSDB) se pronunciou em resposta ao vídeo exibido pelo deputado Luiz Claudio Marcolino (PT), que afirmara que deputados teriam sido agredidos por policiais. "Eu não vi nenhuma agressão", afirmou. O deputado repudiou ainda a PEC 1/2013, que tira o poder de investigação dos promotores, concentrando esse poder nas mãos do procurador-geral de Justiça. O parlamentar solicitou que a votação ocorra na próxima terça-feira, 20/8. (SC)

Apoio aos líderes

Welson Gasparini (PSDB) leu uma moção emitida pelo Diretório Estadual do PSDB que oferece apoio a Geraldo Alckmin, José Serra e familiares de Mario Covas. "Temos a honra de termos líderes como Fernando Henrique Cardoso, Serra e Alckmin", disse o deputado. Afirmou que o governo deseja investigar a suspeita de cartel e, se for provada, punir os responsáveis e ressarcir o erário. Questionou a razão pela qual as averiguações não estão sendo feitas em âmbito nacional, já que a Siemens, denunciante e suposta participante do cartel, também realizou obras federais. (GC)

alesp