Opinião - Chácara Baronesa: de volta aos tempos de glória


16/08/2013 10:23 | Orlando Morando*

Compartilhar:


A antiga Chácara dos Crespi, um imóvel rural com área de cerca de 350 mil m², localizada no município de Santo André, divisa com São Bernardo, tem como marca de seu limite o córrego Taioca. A propriedade, também conhecida por Haras São Bernardo, foi implantada na década de 40 do século passado e era constituída de casa principal com piscina, pastagens fechadas e cercadas por árvores, havendo três grupos distintos de cocheiras e vacarias, com baias para cavalos de corrida, um depósito e quarto para empregados e diversos caminhos ladeados por ciprestes. Os animais eram tratados com aveia importada da Inglaterra.

Com o falecimento do conde Crespi, a condessa Marina Regoli Crespi vendeu a propriedade para o barão belga Von Leittner e a baronesa Maria Branca Von Leittner, que passou a ser conhecida, desde então, como Chácara da Baronesa e teve seus dias de glória, sendo um dos melhores haras do Estado, com o nome de Haras São Bernardo, onde saíram diversos campeões nacionais no esporte.

Tudo era diferente. A agitação era incrível, traziam tudo da Europa, desde as ferramentas, como uma simples lima, até as sementes do capim próprio para pastagem dos cavalos. O haras empregava 72 duas pessoas, que roçavam, carpiam os pastos, varriam as ruelas e a estradinha principal, cuidavam carinhosamente de cada palmo da chácara.

Como não havia herdeiros, o terreno ficou para o governo. A área verde ficou abandonada por décadas e é alvo de invasões, possui centenas de moradias irregulares e virou ponto de abrigo para usuários de drogas. Entretanto, desde o início do ano, nos unimos com a população e também com lideranças importantes da região para salvar a Chácara Baronesa.

O governador Geraldo Alckmin liberou R$ 4 milhões para melhorias no espaço. Na próxima semana será lançada a licitação para contratação do pacote de serviços, que terá custo de R$ 3 milhões. Esses recursos serão utilizados para obras de infraestrutura e para transformar o espaço em parque de lazer para utilização da população. Está prevista a instalação de muro, cerca, quadra, campo de futebol, academia ao ar livre e trilhas. O restante da verba será investido na segurança do espaço com o monitoramento da área, reforçado por bases fixas e mais vigilantes 24 horas.

O que era um sonho está se tornando realidade, uma vez que a área será revitalizada até o fim do ano. A Baronesa vai entrar em festa e, finalmente, de volta aos tempos de glória!

*Orlando Morando é deputado estadual pelo PSDB.

alesp