Da Tribuna


22/08/2013 18:51 | Da Redação

Compartilhar:


CPI 1

Luiz Claudio Marcolino (PT) informou que a bancada do PT está há três semanas discutindo a criação de CPI para investigar suposto envolvimento de membros do PSDB na denúncia de cartel no Metrô e CPTM. Segundo o parlamentar, faltam apenas seis assinaturas, "mas a base aliada do governo não está colaborando. Não entendo porque o governo cria empecilhos na Assembleia. O PT vai continuar obstruindo os trabalhos em Plenário até que algo seja feito quanto à CPI". (SC)

Advocacia Pública

Carlos Neder (PT) informou a realização do 2º Encontro da Advocacia Pública do Poder Legislativo, na Assembleia, nesta sexta-feira, 23/8. Serão apresentadas as experiências da Assembleia e da Câmara de São Paulo, e posteriormente serão convidados procuradores gerais. Nomes como o do presidente da câmara paulistana, José Américo Dias, e do presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, confirmaram presença no encontro. (SC)

Investigações na educação

Carlos Giannazi (PSOL) mostrou-se indignado com as matérias publicadas nos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo acerca das investigações da Uniesp por propaganda enganosa e falta de pagamento. O parlamentar afirmou que o MEC suspendeu parte do programa de ensino, mas ainda assim, a instituição está investindo em propaganda. Giannazi repudiou o fechamento da delegacia do MEC em São Paulo e afirmou que quem quiser fazer uma reclamação deverá ir a Brasília ou ligar no 0800, mas que certamente haverá demora no atendimento. (SC)

CPI 2

Hamilton Pereira (PT) apresentou matérias publicadas pela revista Isto É acerca de denúncias de cartel na CPTM e Metrô que envolvem o PSDB. O deputado falou que faltam apenas seis assinaturas para a instalação de uma CPI e que apenas a oposição está a favor das investigações sobre possível cartel. (MM)

Bebidas alcoólicas e drogas

Jooji Hato (PMDB) contou que o diretor do Parque Ibirapuera, José Alonso Júnior, e a Guarda Metropolitana estão reivindicando a proibição de venda de bebidas alcoólicas em frente ao parque. O deputado disse que muitas pessoas no parque são recolhidas e internadas pelo alto consumo de drogas e bebidas. (MM)

Manifestação

Alcides Amazonas (PCdoB) relatou a manifestação, no dia 22/8, em frente à Prefeitura de São Paulo, feita pelos responsáveis pelo transporte escolar. O deputado disse que esses profissionais solicitam uma remuneração melhor e pediu que o governo dialogasse com os trabalhadores, evitando tumultos na capital. (MM)

CPI 3

Luiz Claudio Marcolino (PT) referiu-se a pedido encaminhado, em março de 2011, para a Secretaria da Educação, de cobertura da quadra da escola Alexandre Mozzilli, localizada no Jardim Orion, o qual ainda não foi atendido. O deputado ainda comentou a fala do governador Geraldo Alckmin em uma entrevista - "quanto mais transparência e mais investigação melhor" -, lembrando que nenhum parlamentar da bancada do PSDB assinou o pedido da CPI. (MM)

alesp