CPI de Pessoas Desaparecidas é instalada na Assembleia


22/08/2013 15:17 | Da assessoria do deputado José Bittencourt

Compartilhar:


Foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, 21/8, o Ato 65/2013, de autoria de José Bittencourt (PSD), que estabelece a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar casos de pessoas desaparecidas no Estado de São Paulo. A partir da data da definição dos membros que comporão o grupo de trabalho, serão 120 dias de encontros com ONGs, as polícias e demais envolvidos nos trabalhos de apuração de desaparecimentos. Serão nove membros titulares e outros nove suplentes.

Estima-se que, por dia, 20 pessoas desaparecem. "Trata-se de uma iniciativa criada por nós e os trabalhos já começam agora. Nosso objetivo é detectar as políticas propostas pelo governo e ainda buscar alternativas que minimizem o sofrimento das famílias. Afinal, são várias as razões para desaparecimentos, que vão desde demências mentais até o tráfico de pessoas."

Bittencourt ressalta ainda que não há lei que sustente a informação dada às famílias, via de regra, quando nos casos de desaparecimento. "Essa informação de que nada pode ser feito até 48 horas passadas do desaparecimento é absurda", destacou o parlamentar.

Ainda de acordo com o deputado, a ideia é buscar o máximo de informações para desenhar proposta que conforte as famílias e agilize as investigações, de forma que cada caso seja acompanhado de perto.

jbittencourt@al.sp.gov.br

alesp