Da Tribuna


26/08/2013 18:29 | Da Redação

Compartilhar:


Perseguição

Carlos Giannazi (PSOL) falou do lançamento do livro "O Processo 14.652 " Crônica de uma perseguição política a 12 servidores públicos em Cubatão", que ocorreu no dia 23/8, na Câmara Municipal daquela cidade. O deputado comentou o caso dos 12 funcionários públicos que foram punidos pela prefeita por lutarem por uma educação melhor e contou que a chefe do Executivo extinguiu o projeto de trabalho pedagógico da escola municipal Mário de Oliveira, prejudicando a comunidade. (MM)

Ameaças

Major Olímpio (PDT) falou das ameaças de demissão que funcionários da TV Assembleia estão recebendo, e pediu que essas ações acabem. O deputado comentou a audiência de conciliação mediada pelo vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Gaspar Gonzaga Francischini, entre o Estado e sindicatos da Polícia Civil, encabeçados pelo Sindicato dos Investigadores, ato realizado no dia 22/8. (MM)

Servidores públicos

Luiz Claudio Marcolino (PT) falou das negociações havidas entre alguns sindicatos de servidores e a Secretaria da Saúde para que a carga horária dessas categorias seja de 30 horas semanais. Marcolino disse que nenhuma providência foi tomada e há um desrespeito do governo com esses profissionais. (MM)

Cotas e desaparecidos

José Bittencourt (PSD) apoiou a fala do deputado Major Olímpio quanto aos funcionários da TV Alesp, e disse ser necessária uma frente parlamentar "para garantir que os direitos dos trabalhadores não sejam surrupiados". Bittencourt pediu que fosse publicado no Diário Oficial a resposta da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência a respeito da política de cotas para deficientes no setor público. O deputado finalizou citando o Ato 65/2013, que instaura CPI de sua autoria com a finalidade de investigar os desaparecimentos de civis paulistas. (VF)

Respeito à vida

Jooji Hato (PMDB) lamentou a morte de um ciclista, na madrugada do dia 25/8, por atropelamento na rodovia Raposo Tavares. Segundo o deputado, o motorista fugiu, mas está sendo procurado pela polícia. Hato exibiu ainda matéria da Rede Globo sobre uma dona de casa em São Carlos que conquistou o direito de criar seu macaco-prego de estimação. "Enquanto alguns atropelam e fogem, deixando morrer suas vítimas, outros, como essa senhora, lutam pela preservação de todas as formas de vida." (VF)

Multas

Osvaldo Vergínio (PSD) concordou com o deputado Major Olímpio ao defender os funcionários da TV Alesp, ressaltando a importância de levar ao público o trabalho dos parlamentares. O deputado criticou ainda a "fábrica de multas" nas cidades pequenas, em que "radares excessivos e agentes de trânsito desrespeitam os motoristas". Segundo o parlamentar, "a população tem reclamado que está recebendo pontos na carteira sem que houvesse qualquer aviso prévio". Vergínio pediu às prefeituras que ajam, cobrando uma fiscalização de trânsito mais justa. (VF)

Auxílio-saúde

Major Olímpio (PDT) discorreu a respeito do auxilia-saúde cedido a funcionários e parlamentares da Assembleia a partir de julho de 2012, ressaltando que "deputados nem deveriam receber o auxílio". O parlamentar criticou a interrupção desse benefício e a cobrança dos recibos comprovando o uso dos serviços médicos para a restituição dos valores. "Isso é injusto. Os funcionários com salários mais baixos serão os principais afetados", afirmou o deputado. (VF)

Maioridade penal

Jooji Hato (PMDB) deu apoio à campanha pelo plebiscito que questiona a população quanto a diminuição da maioridade penal, lançada oficialmente em 22/8, acreditando que "a diminuição será aprovada, porque esse é um anseio do povo". O deputado citou a necessidade de se realizarem blitze de desarmamento para impedir o porte de armas de fogo. "Poderíamos até desistir da diminuição da maioridade penal, desde que o governo usasse outros recursos para garantir nosso direito de ir e vir sem sermos lesados por marginais", argumentou. (VF)

alesp