Opinião: Expansão da rede federal de educação superior

O trabalho de expansão do ensino superior deve continuar até a instalação, ao menos, de uma unidade federal como embrião da futura Universidade de Ribeirão Preto
27/08/2013 17:56 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


Em moção apresentada na Assembleia Legislativa, em meados de 2012, apoiei o requerido na Câmara Municipal de Ribeirão Preto pelo vereador Jorge Parada, dando eco ao seu apelo à presidente Dilma Rousseff para determinar a inclusão de Ribeirão Preto no Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Superior, Profissional e Tecnológica. Voltei ao tema neste ano, através da Indicação 2293, através da qual peço à presidente a instalação da Universidade Federal em Ribeirão Preto, justificando-a com a forte demanda local e regional.

Datado do último dia 6/8, assinado pelo secretário de Educação Superior, Paulo Speller e por Adriana Rigon Weska, diretora de Desenvolvimento da Rede de Ifes, o Ministério da Educação encaminhou oficio endereçado ao deputado Samuel Moreira, presidente da Assembleia Legislativa, no qual considera meu pleito "pertinente" e que "poderá ser considerado em futura análise de expansão".

Nesse documento, o ministério relata o trabalho desenvolvido na expansão do ensino universitário, enfocando a implementação de quatro universidades novas, recém-criadas e nos 47 novos campus em implantação. "Assim " pondera " todas as demais propostas de criação de campus e universidades recebidas por este Ministério serão analisadas posteriormente, em uma próxima fase de expansão".

De qualquer forma, entendo que o trabalho em prol da expansão do ensino superior precisa e deve continuar até a instalação, ao menos, de uma unidade federal como embrião da futura Universidade de Ribeirão Preto. A Universidade Federal de Ribeirão Preto continuará, claro, sendo uma meta; pretendo insistir com a presidente Dilma nesse sentido. Vou buscar o apoio, inclusive, da bancada do PT na Assembleia Legislativa e, igualmente, dos vereadores Beto Cangussu e Jorge Parada na Câmara de Ribeirão Preto. Quando buscamos um objetivo não podemos permitir que essa busca seja prejudicada pela vaidade ou por qualquer tipo de interesse partidário ou ideológico; o interesse comunitário deve sobrepor-se a todos os outros.

Ribeirão Preto, ninguém desconhece, tem tradição de ensino superior de qualidade; conta não apenas com inúmeras instituições de natureza privada bem como um representativo campus da Universidade de São Paulo (USP), tornando-a uma referência no campo educacional. Nada mais natural, portanto, do que a participação federal no atendimento às justas demandas educacionais, profissionais e tecnológicas de todas as cidades de uma região caminhando, rapidamente, para a metropolização. .

Conforme escrevi, em artigo publicado em março de 2012, "toda grande caminhada, conforme prega uma sabedoria milenar, começa com um primeiro passo". O primeiro passo, portanto, a meu ver, seria justamente a instalação de uma unidade do ensino federal dentro do próprio processo de expansão da rede federal de educação superior.

*Welson Gasparini é deputado pelo PSDB, advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto

alesp