Opinião - Rosa, a cor da memória e da esperança


04/10/2013 10:54 | Dilmo dos Santos*

Compartilhar:


Já começamos a ver, neste mês, os monumentos e prédios públicos destacados por uma iluminação bonita, de cor vistosa e atraente, capaz de chamar para si a atenção daqueles que passam em frente a essas edificações. Aquilo que antes suscitava a pergunta "O que significa isso?" já não o faz mais, pelo menos não com tanta freqüência, graças à grande divulgação sobre essa estratégia, chamada de Outubro Rosa. Isso porque as informações estão em toda mídia, nos jornais, revistas, programas de tevê, sites... O que nos faz, sempre nessa época, refletir sobre a grande importância da causa pela qual se luta de forma tão veemente: a conscientização e combate ao câncer de mama.

De acordo com informações divulgadas por um site de notícias, o Outubro Rosa é "o movimento que dura o mês inteiro e busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele". Isso nos faz, de fato, entender a importância dessa estratégia, usada cada vez com mais frequência e bom êxito pelas empresas e instituições públicas.

O nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, e foi iniciado na década de 1990, nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas de realizações de mamografia e de detecção do câncer de mama no mês de outubro. Em 2008, o Outubro Rosa chegou ao Brasil por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).

Talvez pareça estranho um homem abordar esse tema, mas o faço com a consciência de que nós podemos e precisamos estar engajados nessa luta ao lado das mulheres. Estou nela com coragem e participo dela na condição de marido, de pastor, de irmão, de pai e de parlamentar. Entendo que o apoio masculino a essa causa fortalece a luta, pois engrossa as fileiras de combatentes. Não falo isso de forma machista, pelo contrário. Entendo que essa batalha precisa do máximo de soldados e esse é apenas um front na guerra contra essa doença, da qual os próprios homens não estão isentos, pois o câncer de mama nos acomete também!

Penso que o apoio a essa causa deve ser pleno e, como digo sempre, a informação e o conhecimento são sempre fortes e fundamentais aliados. Nesse caso, o movimento alerta para que sejam feitos exames, principalmente a mamografia, que é capaz de detectar o tumor ainda em seu estágio inicial, o que leva a uma importante chance de cura. Quanto mais cedo o câncer de mama for diagnosticado, maior a possibilidade de exterminá-lo.

Para ajudar nessa luta, o rosa entra em ação neste mês de outubro. O rosa é como uma luz que avisa: existe um inimigo a ser enfrentado e combatido, vamos nos lembrar dele. Toda a mobilização em torno dessa causa, que tem também colaborado com inúmeros casos de vitória contra essa temida doença, mostra que tem valido a pena todo o esforço de comunicação empreendido por essa campanha, que cada vez mais tem notificado as mulheres sobre os cuidados e prevenções necessárias para que tenham uma vida saudável e ainda de como se dá a prevenção e quais os procedimentos quando da detecção de um nódulo.

Além dessa estratégia visual, existem diversas atividades que são realizadas neste mês, como caminhadas, debates e encontros, campanhas de esclarecimento em parques e locais públicos, etc. Essas são algumas das ações promovidas pelas instituições dedicadas a essa causa e pela própria imprensa, que é uma das principais divulgadoras do Outubro Rosa.

Tudo isso nos faz atribuir à cor rosa o significado de esperança. O verde que nos desculpe, mas neste mês de outubro o rosa é a esperança que nos motiva a avançar e a combater o inimigo que pode deixar de ser mortal.

*Dilmo dos Santos é deputado pelo PV.

alesp