Descaso da prefeitura leva Mauá à perda de Creche do Idoso


03/10/2013 10:07 | Da assessoria da deputada Vanessa Damo

Compartilhar:


No dia 1º de outubro é celebrado o Dia Internacional da Pessoa Idosa, porém, a cidade de Mauá não tem motivo para comemorar. Após reforço do pedido de Vanessa Damo (PMDB) à Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, o município havia conquistado a implantação do Centro Novo Dia, ou Creche do Idoso. Porém, o Executivo municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, recusou o recebimento do equipamento, em agosto de 2013.

O Centro Novo Dia é um espaço que acolhe e dá proteção e convivência a idosos semidependentes com idade igual ou superior a 60 anos, além de oferecer ainda alimentação, avaliação médica e atividades de lazer, cultura e entretenimento. Com capacidade para atender 50 idosos, a prioridade do atendimento é para aqueles que as famílias não podem dar atenção e cuidado durante o dia, pois precisam trabalhar.

O governo do Estado destina R$ 500 mil para obra. O cadastramento dos beneficiários é feito pela prefeitura, assim como o custeio da equipe e a manutenção da unidade.

Vanessa lamentou a perda do Centro Novo Dia mauaense. "Muitas pessoas com idade avançada precisam de cuidados especiais, como horário certo para tomar medicamentos, mas ficam sozinhas em casa porque os familiares passam o dia fora, trabalhando ou estudando. Então, a Creche do Idoso seria um local onde essas pessoas passariam o dia tendo atividades de lazer, atendimento de saúde, além de alimentação com cuidados nutricionais", disse.

vdamo@al.sp.gov.br

alesp