Aquicultura dobrará capacidade de produção


04/10/2013 17:49 | Da assessoria do deputado Itamar Borges

Compartilhar:


Itamar Borges (PMDB), presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa (CAE), esteve no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, em 30/9, para o ato de entrega dos certificados de cessão de uso de áreas em parques aquícolas, localizados em reservatórios do Estado.

O ato foi realizado pelo ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, e pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. As áreas concedidas somam aproximadamente 70 hectares.

As áreas estão localizadas nos reservatórios das usinas hidrelétricas de Ilha Solteira, Jaguará, Capivara e Enseada de Búzios, dobrando a quantidade de pescado produzido por ano no Estado.

Segundo Itamar Borges, São Paulo ainda possui espaço para aumentar muito a sua capacidade de produção na pesca e aquicultura. "Devemos valorizar mais essas importantes atividades, que certamente trarão empregos e recursos para o Estado."

A estimativa é que a produção da aquicultura, hoje em 17 mil toneladas por ano, dobre com a produção nas novas áreas, e mais de 300 empregos imediatos sejam criados.

O governador Alckmin acompanha o entendimento do deputado Itamar Borges, e afirmou que o São Paulo tem capacidade para produzir cerca de R$ 200 mil toneladas de pescado por ano. "Comemoramos hoje um grande avanço social. Estimamos a geração e o crescimento de emprego", afirmou.

A aquicultura (cultivo de pescado de água doce e salgada) é, atualmente, um dos segmentos da produção animal que mais cresce no mundo, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

No Brasil, ela já responde por quase metade (40%) de toda a produção de pescado: 1,3 milhão de tonelada por ano. A atividade gera um PIB pesqueiro/aquícola nacional de R$ 5 bilhões, mobiliza 800 mil profissionais e proporciona 3,5 milhões de empregos diretos e indiretos.

Também estiveram presentes a secretária de Estado da Agricultura, Mônika Bergamaschi, e a secretária de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura, Maria Fernanda Nince.

itamarborges@al.sp.gov.br

alesp