Opinião - Reagir para um mundo melhor


08/10/2013 09:44 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


Estatísticas oficiais demonstram que 1 milhão de pessoas se suicidam por ano no mundo. É um número maior que o de vítimas de guerras e homicídios. Isto consta de relatório da Organização Mundial de Saúde.

Segundo o relatório, uma pessoa se suicida no mundo a cada 40 segundos. O número de tentativas de suicídio também é alto, com 20 milhões de tentativas por ano. Durante alguns anos, a taxa subiu, em alguns países, em até 60%.

Como explicar essa triste realidade? Eu diria que são pessoas que não possuem princípios e valores de vida. Não sabem por que vivem e buscam na morte fugir do vazio em que se encontram.

O problema, segundo os dados estatísticos, não é de um país, como vimos, mas atinge todas as áreas, demonstrando que há uma verdadeira epidemia de frustrações e de vazios nos objetivos da vida das pessoas.

É preciso, e urgente, uma reação das pessoas que têm a felicidade de uma formação moral e religiosa que define o verdadeiro sentido da vida.

São pessoas que tiveram a felicidade de aprender que a vida é um dom de Deus e que vale a pena ser vivida em todos os momentos. Nos tristes e nos alegres, porque entendem que vale a pena viver seguindo diretrizes de comportamento digno, de respeito e amor ao próximo na certeza de que este é o procedimento que garante uma vida digna e feliz aqui na terra e que, principalmente, abre as portas para um plano espiritual que garante felicidade e paz.

Mas, infelizmente, estamos formando uma geração de jovens sem orientação correta nas famílias e nas escolas. Quando muito, estão sendo formados na busca de um sucesso econômico que certamente ao final, mesmo dando certo, não é responsável por uma vida que garanta o êxito que satisfaça o coração e a alma das pessoas. E a frustração acaba acontecendo, deixando a vida sem um significado maior.

Vamos lutar para mudar esta realidade. Pais, professores, sacerdotes, pastores precisam buscar transmitir a todos que estão desencantados e vazios nos corações, valores e ensinamentos que garantam modificar seus procedimentos e que aceitem os princípios que garantam um futuro de realizações, de paz e de busca de grande objetivo que é a construção de um mundo melhor aqui na terra e a busca futura de uma sequência no plano espiritual.

*Welson Gasparini é deputado estadual, advogado e foi deputado federal e prefeito de Ribeirão Preto por quatro gestões.

alesp