Opinião: Luta pelo Judiciário

Ainda há muito a se fazer, mas temos que reconhecer o empenho do Tribunal de Justiça
14/10/2013 16:06 | Cauê Macris*

Compartilhar:


Lutar pela melhoria da estrutura do Poder Judiciário nos municípios é lutar para melhorar a vida das pessoas, facilitando o acesso à Justiça. Somando forças com o deputado federal Vanderlei Macris, conseguimos sensibilizar o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, para solucionar demandas históricas da região.

Em Nova Odessa, na última quinta-feira, 10/10, o presidente Ivan Sartori sacramentou uma luta iniciada há tempos pela juíza local Daniela Martins Filippini, encampada pelo prefeito Bill, que também contou com nosso empenho. A instalação da 2ª Vara Judicial, enfim, sairá do papel. Para se ter ideia da importância deste anúncio, hoje 26 mil processos estão acumulados apenas na 1ª Vara Cível e seu juizado especial. Sabemos que a realidade vivida pela doutora Daniela não é exclusividade de Nova Odessa, mas sim o cotidiano de outros magistrados.

Claro que ainda há muito a se fazer, mas temos que reconhecer o empenho feito pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

Americana também é prova deste empenho. Ao lado do diretor do Fórum local, o juiz Fábio Bossier e dos juízes Eloi Estevão Troly e Fábio D´Urso, além do presidente a OAB-Americana, Antonio Marques Filho e o conselheiro Ricardo Andretta recebemos do presidente Ivan Sartori autorização para incluir no Projeto de Lei Complementar 61/2011 a criação de cinco Varas, desmembramento de outra além de cinco novos cargos de juízes auxiliares.

Em Hortolândia, luta iniciada pelo juiz Henrique Alves Corrêa Latarola e da promotora Luciane Cristina Nogueira Lucas Lo Re, também obteve êxito. Neste caso, o Governo do Estado já abriu licitação " com previsão de R$ 8 milhões de investimento " para construção do novo Fórum. Agora nossa luta está focada em levar melhorias para Santa Bárbara D´Oeste. Em consonância com o Tribunal de Justiça temos certeza que ainda poderemos fazer muito mais pela nossa região.

* Cauê Macris é deputado estadual e vice-presidente do Diretório Estadual do PSDB-SP

alesp