Audiência Pública aborda nesta quarta-feira, caso Eremias Delizoicov, no IFECTSP

Evento é parceria com Sindicato dos Servidores Federais da Educação e reitoria do instituto
15/10/2013 20:46 | Da Redação

Compartilhar:


A Comissão da Verdade do Estado de São Paulo Rubens Paiva realizará audiência pública nesta quarta-feira, 16/10, às 19h, junto com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo sobre o caso de Eremias Delizoicov. O ex-aluno do instituto, na época Escola Técnica Federal, militou na Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), foi perseguido e assassinado por agentes da ditadura no dia 16 de outubro de 1969, quando tinha apenas 18 anos de idade.

Eremias engajou-se contra o acordo MEC-Usaid junto ao movimento estudantil secundarista das escolas da zona leste de São Paulo. Participou de assembleias que articularam apoio às greves dos operários de Osasco em 1968 e, no ano de 1969, entrou na VPR. Optou por sair da casa dos pais e passou a viver clandestinamente até ser assassinado por agentes do DOI-Codi no Rio de Janeiro.

A audiência pública foi organizada com apoio do Grêmio Estudantil Charles Chaplin, do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), além da reitoria do instituto, e contará com a presença de antigos professores, familiares, amigos e militantes que conheceram Eremias Delizoicov.

O Instituto concederá, neste ato, um certificado simbólico de conclusão de curso aos familiares de Eremias. O evento é aberto ao público e todos os alunos serão convidados a acompanhar a audiência, que também será transmitida online para todos os campi do Estado de São Paulo.

Durante a tarde, às 14h, o irmão de Eremias, Demétrio Delizoicov, fará um depoimento na Assembleia Legislativa também sobre o caso.

alesp