Opinião: Outubro contra o câncer

Sob o tema Outubro Rosa, muitas instituições organizam campanhas de combate ao câncer
23/10/2013 16:35 | Helio Nishimoto*

Compartilhar:


Todos nós conhecemos alguém próximo que sofreu, sofre ou perdeu sua vida por conta de um câncer. O câncer é um dos nossos grandes medos. Mesmo com essa triste familiaridade, nenhum de nós ouve essa palavra com conforto.

Em outubro, convencionou-se trabalhar com mais intensidade a favor da prevenção contra o câncer de mama. Sob o tema Outubro Rosa, muitas instituições organizam campanhas, caminhadas, palestras que tratam esse assunto tão importante e que, por ser deixado muitas vezes de lado, tem um índice de morte muito além do que poderia ser.

No Brasil, 50 mil mulheres desenvolvem o câncer de mama todos os anos, das quais aproximadamente 20% perderão suas vidas.

O diagnóstico precoce é o melhor amigo da cura. Descoberto no início, o câncer de mama tem grandes chances de ser tratado e da paciente ser curada.

Segundo o Ministério da Saúde, algumas alterações merecem atenção. São elas: nódulo (caroço) ou espessamento em uma parte da mama; retração na pele ou aparência de "casca de laranja" na mama; vermelhidão, mudança de formato ou na posição do mamilo; saída de líquido do mamilo; nódulo no pescoço ou nas axilas.

Nesse mês especial, junto-me a tantas e tantos outros que, em nome da vida, vestem o "rosa" e, em nome da esperança, reforçam a necessidade de se prevenir contra essa doença que assola tanta gente que amamos.

*Helio Nishimoto é deputado estadual pelo PSDB.

alesp