Finalizado o projeto para trem entre Sorocaba e SP


24/10/2013 15:31 | Da assessoria do deputado Carlos Cezar

Compartilhar:


A Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado (STM) respondeu ao ofício de Carlos Cezar (PSB) informando que o projeto funcional para novo serviço de transporte ferroviário entre Sorocaba e São Paulo já está pronto.

Elaborado com a participação do Executivo municipal e após várias edições de audiências públicas, o projeto está em análise de Manifestações de Interesse da Iniciativa Privada (MIP), visando o prosseguimento do processo de licitação para elaboração de estudos ambientais, implantação e operacionalização da ligação expressa entre as cidades, cuja área de influência direta abrange a futura Região Metropolitana de Sorocaba.

O projeto prevê a construção de novo sistema de via permanente, totalizando 87,65 quilômetros em via dupla e correspondente sistema de sinalização e rede aérea para operação de 51 viagens diárias em velocidade comercial de 160 km/h. Com essas providências, estima-se o tempo de 51 minutos para o deslocamento entre São Paulo e Sorocaba, incluídas as paradas nas futuras estações de São Roque e Brigadeiro Tobias.

carloscezar@al.sp.gov.br

alesp