Seminário Glúten: acesso à informação para o combate à doença celíaca


24/10/2013 11:36 | Da assessoria do deputado André Soares

Compartilhar:


A doença celíaca (DC), causada pela intolerância ao glúten, é mais comum do que se pensa, atingindo pessoas de todas as idades. As reações a ela são das mais diversas, passando por desnutrição, hemorragia, infertilidade, podendo chegar, até, ao câncer. A falta de informação é o principal causador da ausência do diagnóstico e tratamento: uma dieta sem glúten por toda a vida.

Pensando nisso, a Assembleia Legislativa promoverá, no dia 31/10, o "Seminário Glúten, Saúde e Sociedade: quais mudanças são necessárias?". Por iniciativa do deputado André Soares (DEM), o evento tem por objetivo discutir a importância de dois projetos de lei de autoria do parlamentar.

O primeiro (525/2013) objetiva instituir a "Semana Estadual sem Glúten " Glúten Free", que tem por finalidade promover ações visando a conscientização e informação dos cidadãos sobre o tema. O segundo (491/2012) dispõe sobre a obrigatoriedade, em supermercados, hipermercados e congêneres, de acomodação, em um mesmo local ou gôndola, de todos os produtos alimentícios especialmente elaborados sem a utilização de glúten.

Temas como o consumo do glúten e os prejuízos à saúde também serão debatidos durante o evento. O seminário contará com quatro palestrantes da área da nutrição e saúde, como Roque Marcos Savioli, doutor em cardiologia pela FMUSP. O Seminário Glúten se iniciará às 15h no auditório Paulo Kobayashi. Entrada Franca.

asoares@al.sp.gov.br

alesp