Opinião - Mulher que valoriza a vida cuida da saúde

"Cuidar da saúde é primordial para que o câncer de mama seja diagnosticado precocemente, ampliando assim a possibilidade de cura"
25/10/2013 17:53 | *Maria Lúcia Amary

Compartilhar:


Estamos no Outubro Rosa, mês marcado por ações das mais diversas entidades que intensificam os esforços, através de campanhas e alertas contra o câncer de mama. São 31 dias dedicados a conscientização e ações específicas para a detecção precoce do câncer de mama, mostrando os avanços já conquistados contra a doença.

O Outubro Rosa foi criado na década de 1990, mesma época em que o laço cor-de-rosa, símbolo da prevenção ao câncer de mama, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA), desde então promovido anualmente em diversos países.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso fez com que a cor rosa assumisse importante papel, pois se tornou uma leitura visual compreendida em qualquer lugar no mundo.

De acordo com o Ministério de Saúde o câncer de mama ainda é o tipo da doença que mais mata as mulheres com idade entre 35 e 54 anos em todo o mundo. No Brasil três em cada dez mulheres diagnosticadas com esse tipo de câncer morrem.

Entre os principais fatores de risco, que podem aumentar as chances para o desenvolvimento da doença está o histórico familiar, responsável por 10% dos casos, menstruação precoce, menopausa tardia, uso prolongado de anticoncepcional, obesidade, ingestão de gordura animal em excesso, sedentarismo e o tabagismo.

Precisamos mudar essa realidade, cuidar da saúde é primordial para que o câncer de mama seja diagnosticado precocemente, ampliando assim a possibilidade de tratamento e cura da doença. Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer " INCA, estima-se que é possível reduzir em até 28% o risco de desenvolver o câncer de mama mantendo hábitos saudáveis como uma alimentação balanceada aliada a atividade física periódica.

Também deve fazer parte da rotina de toda mulher o auto-exame de mama todos os meses, a ultrassonografia anual e a mamografia, para pacientes a partir dos 35 anos, essas são algumas formas de ficar atenta a doença. Mulher que valoriza a vida cuida da própria saúde. Que o OutubroRosa contagie, para que todas nós mulheres conscientes tenhamos não apenas um Outubro, mas uma vida Rosa.

*Maria Lúcia Amary é deputada estadual pelo PSDB e presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa.

alesp