Opinião - Região Metropolitana já!

Criação da Região Metropolitana permitirá desenvolvimento regional harmônico, sustentável e sustentado
25/10/2013 17:54 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


Certas coisas não podem tardar: é o caso da implantação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto que tem merecido não apenas o meu empenho pessoal mas, também, o de vereadores, prefeitos, deputados estaduais e deputados federais. Todos almejamos o mesmo objetivo e não há, pelo menos da minha parte, o propósito de ser o "pai" da criança,mas sim de que ela nasça forte e saudável. Num dos meus últimos pronunciamentos na tribuna da Alesp eu aproveitei para reiterar o meu apelo ao governador Geraldo Alckmin para que, quando da sua próxima visita a Ribeirão Preto, traga na sua bagagem o anúncio tão desejado por todos nós que propugnamos por um desenvolvimento regional harmônico, sustentável e sustentado: a criação da Região Metropolitana.

Lembrei, nessa minha fala, que o governador tem uma visão administrativa muito bonita, é competente e idealista. Se estou pedindo, tão encarecidamente, a sua criação é porque se trata de um pleito importantíssimo para o processo de desenvolvimento atualmente vivido por Ribeirão Preto e região.

Citei o estudo da Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia , baseado em números do censo do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mostrando: a cidade de Ribeirão Preto cresceu mais em população do que o estado de São Paulo e o Brasil. O crescimento da população em Ribeirão Preto foi de 2,4% contra 1,9% do estado de São Paulo e 1,8% do Brasil. Ribeirão Preto está hoje com 650 mil habitantes. Em apenas três anos, Ribeirão Preto cresceu quase 50 mil habitantes. Disparou, e não é de agora, em crescimento demográfico..

Quando prefeito de Ribeirão Preto pela primeira vez, a cidade tinha 300 mil habitantes. Na última vez que fui prefeito, a quarta, já estava com 600 mil habitantes. E, agora, já são 650 mil habitantes. Um aumento impressionante em poucos anos. Já a região administrativa de Ribeirão Preto conta, atualmente, com um milhão e 300 mil habitantes.

Por isso eu defendo a importância da criação urgente, por lei, da Região Metropolitana de Ribeirão Preto. Fui presidente da Associação Brasileira de Municípios e sou fanático pela regionalização dos estudos políticos e administrativos para o desenvolvimento do nosso País. Não é possível, por exemplo, pensarmos em uma cidade isoladamente, esquecendo as vizinhas. Na região de Ribeirão Preto, cerca de 30 cidades precisam e devem ser planejadas em conjunto.

Eu sei que o governador visitará Ribeirão Preto nos próximos 30 dias com muita coisa para anunciar e inaugurar. Graças a ele, Ribeirão Preto está recebendo 120 milhões para a transformação do aeroporto "Leite Lopes" em aeroporto internacional; na área da saúde, está aplicando 160 milhões de reais em Ribeirão Preto - no Hospital das Clínicas, no Hospital da Criança e no Hospital da Mulher; está promovendo, na área rodoviária, o maior conjunto de obras de acesso a uma cidade de uma só vez.

Falta só, como joia mais brilhante dessa coroa, a criação da região metropolitana. Podemos dar ao governador, de antemão, uma certeza: Ribeirão Preto e região saberão corresponder a essa iniciativa prosseguindo nesse processo irreversível rumo a um futuro de prosperidade e paz social.

*Welson Gasparini é deputado estadual pelo PSDB, advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto.

alesp