Deputados governistas recusam debate sobre túnel Santos-Guarujá


30/10/2013 18:53 | Da assessoria da deputada Telma de Souza

Compartilhar:


A Comissão de Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa de São Paulo rejeitou, na terça-feira, 29/10, requerimento de Telma de Souza (PT) que solicitava o agendamento de debate sobre a construção do túnel submerso entre Santos e Guarujá. A decisão se deu por nove votos a três, sendo que todos os deputados contrários são de partidos da base aliada do governador Geraldo Alckmin.

O pedido de Telma deve-se ao polêmico traçado definido pelo Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa) para a construção do sonhado túnel submerso que ligará as duas cidades do litoral. O projeto implica a desapropriação de cerca de 1.500 moradias, sendo a maior parte, 1.200, na carente comunidade da Prainha, em Guarujá, onde a maior parte da área envolvida é fruto de invasão. Do lado santista, está no caminho do traçado do Dersa um núcleo de casas populares no tradicional bairro do Macuco, construído há mais de 60 anos.

Como a decisão do governo do Estado gerou diversas manifestações contrárias de moradores nas duas cidades, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), chegou a afirmar que o governo do Estado teria se comprometido a rever o traçado do túnel, o que até agora não foi confirmado pelo Estado.

"É um assunto muito sério e que necessita de discussões aprofundadas. Milhares de pessoas estão envolvidas nesse processo e o governo do Estado tem obrigação de dar explicações. É extremamente lamentável que a bancada governista da Assembleia haja no sentido de barrar essa importante e fundamental discussão", salienta Telma.

telmadesouza@al.sp.gov.br

alesp