Nova Alta Paulista debate resíduos sólidos e ferrovia norte-sul


04/11/2013 19:31 | Da assessoria do deputado Mauro Bragato

Compartilhar:


Mauro Bragato (PSDB), participou sexta-feira, 1º/11, em Irapuru, da reunião da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (Amnap) e defendeu ações conjuntas entre as associações municipalistas para solucionar questões comuns entre as cidades.

O destino dos resíduos sólidos e a construção de aterros sanitários foi um dos temas do encontro. Bragato reiterou a importância da integração entre Amnap e Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema) para solucionar o problema do lixo urbano na região de Presidente Prudente, que possui população com cerca de 800 mil habitantes.

As prefeituras do país tem até 2014 para desativar os lixões, e a construção de aterros sanitários vem sendo discutida por prefeitos e autoridades, incluindo o Ministério Público Estadual (MPE) como medida adequada para o descarte do lixo.

Sobre a construção da ferrovia Norte-Sul pelo governo federal e terá um ramal em Panorama, na Alta Paulista, Bragato que coordena a Frente Paulista das Ferrovias na Assembleia Legislativa, informou que acompanha o projeto em Brasília.

É uma obra de médio prazo, pelo menos cinco anos e de grande importância para a o desenvolvimento da região", explicou. Na área da Saúde, o deputado chamou a atenção para uma articulação regional, visando o melhor aproveitamento das santas casas. "Possuem leitos e estrutura que não são utilizados", avaliou.

Bragato confirmou que o governador Geraldo Alckmin irá anunciar nos próximos dias, um programa de apoio às santas casas. Na reunião presidida por Ivo Santos, prefeito de Adamantina, compareceram prefeitos, vices, vereadores e autoridades de mais de 30 municípios da Alta Paulista.

mbragato@al.sp.gov.br

alesp