Opinião - 13º Congresso do PCdoB: avançar nas mudanças


21/11/2013 12:15 | Leci Brandão*

Compartilhar:


Entre os dias 14 e 16 de novembro, a militância do Partido Comunista do Brasil reuniu-se em São Paulo para realizar o seu 13º Congresso. Esses três dias de encontro foram o resultado de um processo de discussão longo e democrático, que contou com a participação da militância do partido em todo o país.

Aos 91 anos, o PCdoB mantém sua unidade política e ideológica, principalmente porque exercita o debate e atualiza as ideias. Aceita o novo sem perder de vista os princípios que o fundaram.

Nos últimos 10 anos, o Brasil avançou nos aspectos político, econômico e social e o PCdoB teve e continua a ter um papel fundamental nesse processo. Apesar disso, o partido acredita que nosso país precisa avançar ainda mais nas mudanças. E esse foi, justamente, o tema geral do encontro.

Ao longo de toda a sua história, o PCdoB sempre esteve ao lado dos trabalhadores, dos operários e das classes populares. Coerente com sua trajetória, o partido continua levantando bandeiras em favor do povo, entre elas a da superação da discriminação racial.

Por acreditar que não se pode falar em democracia e desenvolvimento sem eliminar a desigualdade racial, a direção e a militância de nosso partido acreditam que é fundamental ter políticas e ações concretas, pois o racismo estabelece cenários materiais desvantajosos às suas vítimas. Por isso, parte importante da agenda da igualdade racial deve ter dimensão econômica.

Neste sentido, o partido tem participado amplamente desse período de conquistas e mudanças profundas que o Brasil está vivendo, com o aumento do emprego e do poder aquisitivo dos trabalhadores e uma maior inclusão da população de baixa renda.

Todas essas conquistas vêm impactando positivamente a população negra, com o aumento de escolaridade e de renda. Fora isso, o PCdoB também foi de extrema importância em conquistas para o povo negro como a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, as cotas nas universidades federais e, recentemente, na discussão sobre a proposta de cotas no funcionalismo público.

Em junho deste ano, o povo foi às ruas exigir avanços, e eles devem acontecer. Para isso, a presidente Dilma está debatendo propostas com a sociedade. Disposição esta ratificada durante seu pronunciamento no congresso do partido.

Os debates que nortearam esse 13º Congresso e suas resoluções " entre elas a indicação de uma Secretaria Nacional de Combate ao Racismo " mostram que o partido tem estatura política, ideológica e moral para continuar a exercer seu protagonismo nesse governo, contribuindo com ideias progressistas e avançadas.

*Leci Brandão é deputada estadual pelo PCdoB.

alesp