Debate vai abordar cumplicidade do empresariado com a Ditadura


22/11/2013 17:04 | Da assessoria da Comissão da Verdade

Compartilhar:

.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2013/fg149335.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão da Verdade do Estado de São Paulo "Rubens Paiva" receberá o jornalista argentino Horacio Verbitsky nesta segunda-feira, 25/11, a partir das 13h30, para debater a cumplicidade do poder econômico-empresarial com a ditadura. O trabalho desenvolvido por Verbitsky em parceria com Juan Pablo Bohoslavsky gerou um livro lançado recentemente chamado Contas Pendentes: os Cúmplices Econômicos da Ditadura.

Verbitsky apresentará esse novo trabalho e discutirá de que formas o Brasil poderá aprender com a experiência argentina na luta por verdade e justiça, sobretudo no que se refere ao apoio civil à ditadura. Na Argentina, a pesquisa revelou a cumplicidade de pessoas, empresas e instituições que se beneficiaram com o terrorismo de Estado (bancos como o Loyds e o Citibank, empresas como Ford, Mercedes Benz, dentre outras).

Horacio Verbitsky trabalhou nos principais jornais e revistas argentinos. Em sua obra "O Voo", revelou, com ineditismo, como funcionavam os "voos da morte", nos quais opositores políticos eram arremessados vivos de aviões em alto-mar.

Desde 2000, Verbitsky preside o Centro de Estudios Legales y Sociales (Cels), importante ONG argentina fundada em 1979 e que tem atuado diretamente nos processos judiciais contra agentes públicos que cometeram crimes contra a humanidade naquele país.

alesp