Da Tribuna


27/11/2013 18:22 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


JOSÉ BITTENCOURT - Tece comentários sobre teor de reunião da CPI das Pessoas Desaparecidas, da qual é presidente. Discorre sobre o depoimento de autoridades, entre elas, Linamara Rizzo Battistela, secretária estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, e da delegada Elisabete Sato, diretora do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Fala sobre as causas que levam crianças e adolescentes a fugirem de seus lares. Afirma que será emitido relatório final, com recomendações consistentes, que contribuam com a problemática em âmbito estadual.

JOOJI HATO - Informa o cancelamento da sessão solene, prevista para o dia 6 de dezembro, às 10 horas, que teria a finalidade de "Prestar homenagem ao Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo", a pedido do Deputado Edson Ferrarini.

OLÍMPIO GOMES - Lamenta o assassinato do tenente reformado da Polícia Militar, Antonio Bico, de 83 anos. Manifesta apoio para que a 40ª Circunscrição Judiciária seja mantida em Ituverava. Explica que o órgão pode ser transferido para São Joaquim da Barra. Fala sobre sua expectativa para que projetos relacionados à Polícia Militar e à Defensoria Pública sejam apreciados, ainda hoje, por este Plenário.

JOOJI HATO - Discorre sobre problemas causados pelo trânsito sobrecarregado em metrópoles. Enumera doenças desencadeadas, ao longo dos anos, pelos congestionamentos, como diabetes e hipertensão. Abomina a agressão a condutora de veículo, ocorrida na Capital. Mostra reportagem sobre o caso. Destaca os números da violência no estado. Pede por mais vigor contra o que, a seu ver, são os pilares da violência, a bebida alcoólica, as drogas ilícitas e as armas.

ALCIDES AMAZONAS - Solidariza-se com familiares de vítimas de queda de guindaste no Itaquerão, no início desta tarde. Cita a recente aprovação de projeto de lei, de sua autoria, que garante o emprego a cerca de 20 mil cobradores de ônibus. Relembra acidente ocorrido no Rio de Janeiro, com oito vítimas fatais, decorrente da dupla função do motorista que conduzia o veículo. Alerta para os perigos da Lei 12.619, conhecida como Lei do Descanso ou Lei da Vida, que regulamenta a profissão de motoristas de caminhões. Cita aspectos da legislação mencionada. Divulga evento que debaterá a segurança dos caminhoneiros.

HAMILTON PEREIRA - Fala sobre a importância da democracia. Cita a quantidade de projetos constantes da Ordem do Dia deste Parlamento: 763 projetos, dentre eles, 742 vetos do Governador. Destaca, entre os projetos vetados, o que propunha a criação de programa de atendimento a criança autista. Repudia o veto ao PL 763/11, de sua autoria, que visa à criação de política estadual de busca a pessoas desaparecidas. Acrescenta que, no Brasil, são mais de 200 mil pessoas nesta situação, das quais, 40 mil, só no Estado de São Paulo.

OSVALDO VERGINIO - Pelo art. 82, denuncia irregularidades de cooperativas de habitação, que, após a quitação dos imóveis, continuam cobrando taxas e resíduos dos moradores. Solicita a regularização da situação. Lamenta que as cooperativas não disponibilizem a documentação dos imóveis para os cooperados que os adquiriram.

CAMPOS MACHADO - Pelo art. 82, discorre sobre a situação médica do deputado federal José Genoino. Critica a postura do Presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que substituiu o juiz federal de execução quanto ao caso do "Mensalão". Pede que o deputado federal José Genoino cumpra prisão domiciliar com os cuidados médicos devidos.

alesp