Da Tribuna


26/11/2013 18:57 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


DILADOR BORGES - Fala sobre os investimentos do governo estadual na região de Araçatuba. Comenta projetos de habitação popular em Penápolis e outros municípios do noroeste paulista. Destaca que os programas são o resultado de parcerias da Casa Paulista com a CDHU.

CARLOS GIANNAZI - Informa que teve lugar, em 25/11, nesta Casa, audiência pública contra a instalação de aeroporto privado em São Roque, a ser construído em área de preservação ambiental. Afirma que a empresa responsável pelo projeto iniciou o desmatamento da área sem as licenças ambientais necessárias. Critica o que vê como omissão do Governo no assunto. Exige que providências sejam tomadas pelo Poder Público.

LUIZ CARLOS GONDIM - Manifesta preocupação com o aumento do número de roubos de carga na região do Alto Tietê. Pede ao secretário de Segurança Pública que o efetivo da Polícia Militar no entorno de Mogi das Cruzes seja ampliado. Discorre sobre a necessidade de expansão das clínicas de hemodiálise da região. Afirma que a responsabilidade pelo atendimento da demanda é partilhada pelos governos estadual e federal.

LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - Questiona a decisão do Governo de fechar, durante reforma, o Posto de Atendimento Médico da Lapa. Informa que a unidade atende a um grande número de pacientes. Declara que o Executivo não esclareceu qual será a destinação dos trabalhadores da unidade no período. Critica a abertura de processo administrativo contra servidores do Hospital das Clínicas e do Hospital Emílio Ribas que participaram de manifestações.

OLÍMPIO GOMES - Manifesta seu apoio a emenda, apresentada pelo deputado Barros Munhoz, ao PLC 54/13. Discorre sobre o PLC 56/13, que institui o nível superior para a carreira de oficial de Justiça, e cuja aprovação, acrescenta, é defendida pelos servidores. Lê carta aberta enviada ao governador Geraldo Alckmin por viúva de policial militar assassinado em 2006.

ORLANDO BOLÇONE - Presta solidariedade às famílias das vítimas de acidente ferroviário, ocorrido em São José do Rio Preto, em 24/11. Tece comentários sobre a presença de ferrovias no perímetro urbano da cidade. Cobra da Agência Nacional de Transportes Terrestres, responsável pela fiscalização da ferrovia, a priorização da segurança.

OSVALDO VERGINIO - Endossa o pronunciamento do deputado Orlando Bolçone a respeito de tragédia em São José do Rio Preto. Cobra providências do Poder Público quanto à demora no recolhimento de cadáveres na Região Metropolitana de São Paulo. Pede reforço do efetivo da Polícia Militar em Osasco e região. Fala sobre o lançamento, em 25/11, da plataforma Web Denúncia.

SEBASTIÃO SANTOS - Parabeniza o deputado Orlando Bolçone por sua fala. Exibe reportagem televisiva a respeito do acidente acontecido em São José do Rio Preto. Afirma que o perigo no local já havia sido apontado anteriormente.

SEBASTIÃO SANTOS - Pelo art. 82, cita cidades pertencentes à malha ferroviária de São José do Rio Preto. Informa que, em diversos bairros, as casas estão muito próximas desta malha. Discorre sobre acidente ocorrido na cidade, no qual os trilhos entraram numa casa, matando diversas pessoas. Exibe petição pública proposta por este deputado para que haja a retirada dos trilhos urbanos de São José do Rio Preto. Ressalta que a mesma pode ser assinada por internet ou Facebook. Lembra 13 acidentes ocorridos por este motivo. Agradece à população de Rio Preto pela assinatura da petição. Diz ter colocado foto do acidente no Twitter da presidente Dilma Rousseff e do governador Geraldo Alckmin.

ALCIDES AMAZONAS - Discorre sobre a Lei nº 12.619, sancionada em 2012, que representa uma conquista histórica dos motoristas brasileiros e a regulamentação de uma profissão. Afirma que o Congresso Nacional quer modificar esta lei. Exibe vídeo sobre o tema. Lê trecho de ofício, do Procurador-Geral da República a respeito desta alteração. Informa que aqueles que querem alterar a lei argumentam que o País não tem infraestrutura para a aplicação da mesma. Diz que os postos estão suficientemente capacitados para receber os caminhões. Menciona reunião nacional e convidou todos, para participação, no próximo dia 06, para discussão do assunto.

ORLANDO BOLÇONE - Pelo art. 82, solidariza-se com o discurso do deputado Sebastião Santos. Informa que toda a malha ferroviária do Estado de São Paulo tem o mesmo problema. Cita material contendo todas as ações e desafios enfrentados pela região com relação às ferrovias. Afirma que, nos últimos dez anos, 26 pessoas morreram em acidentes na região. Ressalta que a discussão da retirada dos trilhos é antiga e que as providências dependem do DNIT. Diz que, em 2009, a Prefeitura de São José do Rio Preto contratou estudo, entregue pelo abrindo licitação para o projeto executivo. Informa que apenas 30,58% do projeto foi executado.

alesp