Opinião: O homem que tem pressa em sanar a fome do povo


27/11/2013 12:27 | *Gilmaci Santos

Compartilhar:


Há seis meses, o que parecia ser mais uma mudança de nomes entre secretarias estaduais tornou-se uma grande revolução em uma das pastas mais importantes e humanas do governo estadual paulista. Em 28 de maio de 2013, o empresário Rogério Hamam assumiu pela primeira vez um cargo público no governo do Estado. O novo secretário de desenvolvimento Social pareceu não agradar, pelo menos de início, a sedenta imprensa, que criticou a escolha do governador Geraldo Alckmin por alguém, considerada por ela mesma, como "inexperiente".

A exemplo daquilo que ocorreu com o nosso ministro Marcelo Crivella, da Pesca e Aquicultura, que foi alvejado por comentários irônicos ao dizer que não possuía sólidos conhecimentos sobre o assunto, mas que mostrou a que veio ao reinventar o modo de administrar o ministério, Hamam demonstra que não basta apenas conhece profundamente as teorias por trás dos problemas sociais, mas também vivencia de perto todas essas mazelas.

Nosso secretário tem uma infinidade de qualidades e sua vinda para o Partido Republicano Brasileiro foi um grande passo para todos nós, pois se trata de um nome novo, com ideias novas e força para colocá-las em prática. Rogério Hamam é professor universitário, atua na área de eventos desde 1989, é formado em Administração de Empresas, pós-graduado em Marketing, MBA em Turismo e mestre em Hospitalidade. No setor em que atuou foi inovador também, pois foi o responsável pela implantação do primeiro sistema de franquias de eventos no País, foi também o idealizador e presidente do Instituto Brasileiro de Eventos (Ibev).

Acompanhei a posse de Rogério Hamam e toda a sua emoção ao assumir esta secretaria. Na ocasião, o republicano disse ao governador: "estou extremamente honrado pela confiança depositada e feliz, pois tenho na alma um sonho de contribuir para um mundo mais igualitário". Aos familiarizados e decepcionados com a retórica daquilo que consideramos má política parecia que este jovem político dizia apenas o que todos diriam, mas, na verdade, sua sensibilidade e preocupação com a condição social do povo paulista tem sido mostrada em sua atuação.

Em seu discurso de posse, o novo secretário citou palavras que, segundo ele, norteiam sua vida: respeito, honestidade, palavra e integridade. Posso afirmar com veemência que todas essas qualidades têm sido demonstradas por este homem. Ainda lembrando a ocasião de sua posse, Rogério também citou Herbert José de Sousa, o Betinho, que disse certa vez que "quem tem fome, tem pressa" e, parafraseando o sociólogo, disse: "É essa pressa que queremos na Secretaria de Desenvolvimento Social". A dedicação total que Hamam disse que teria com a pasta tem sido algo real em sua atuação.

O secretário segue aquilo que dizia, no século XX, o professor de filosofia estadunidense John Rawls (1921 " 2002), para ele, os indivíduos precisam ter seus direitos básicos garantidos, pois uma sociedade bem ordenada é aquela que garante a todos os cidadãos os bens primários. A política nada mais é que um instrumento que possibilita servir o povo e buscar sanar esses direitos básicos. Focando esses direitos, o trabalho desenvolvido pela secretaria encabeçada por Hamam vem se destacando, além dos programas já desenvolvidos Pasta, como o Bom Prato, o Vivaleite, a Creche Escola e o SP Amigo do Idoso, o secretário tem visitado cidades de todo o Estado para conhecer de perto as necessidades de cada uma e apresentar os programas de sua secretaria. O secretário estadual é inovador e empreendedor, nesse curto período, dentre outras coisas, a pasta firmou uma parceria inédita com a organização social Teto, com objetivos comuns de superar a extrema pobreza. Além disso, a secretaria tem promovido ações, palestras e seminários sobre temas de extrema relevância.

Rogério vai além daquilo que lhe é dado, eu mesmo pude ver isso, pois o acompanhei em eventos fora de expediente, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Espero que nosso governador, vendo essa motivação, possa contemplar a Secretaria de Desenvolvimento Social com condições maiores de fazer ainda muito mais por nossa população carente, pois como se vê, há trabalho e disposição de sobra neste homem.

Parabenizo ao amigo e companheiro Rogério Hamam por mostrar que é possível, sim, ser empreendedor, inovador e, ao mesmo tempo, humano. Sua alegria em estar ao lado de quem realmente precisa é algo extraordinário e motivador, Hamam é um daqueles homens que ficarão para a história da política brasileira.

*Gilmaci Santos é deputado estadual pelo PRB e líder da bancada na Assembleia.

alesp