Da Tribuna


03/12/2013 18:21 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


LUIZ CLÁUDIO MARCOLINO - Cumprimenta os alunos presentes. Fala da importância da participação da juventude na política. Divulga a realização de sessão solene, no dia 5 de dezembro, para "Comemorar os dez anos do Bolsa Família". Elenca objetivos que levaram à criação do benefício. Acrescenta que o programa já atende cerca de 17 milhões de pessoas. Destaca, como consequência do Bolsa Família, a erradicação da pobreza, bem como a melhoria da microeconomia no País e a permanência de pequenos agricultores na zona rural.

RAMALHO DA CONSTRUÇÃO - Lê e comenta notícia sobre o desabamento de prédio em Guarulhos. Lamenta o ocorrido. Considera o acidente uma tragédia anunciada. Tece críticas à postura de construtoras, que alteram o projeto original, após o início das obras. Denuncia possíveis irregularidades quanto ao registro trabalhista de operários.

MARCOS MARTINS - Saúda os visitantes. Manifesta solidariedade aos familiares do governador de Sergipe, Marcelo Déda, que morreu ontem, vítima de câncer gastrointestinal. Discorre sobre a atuação política de Marcelo. Fala de sua expectativa quanto à derrubada de veto de projetos de deputados. Repudia o número de proposituras vetadas, na ordem de 700. Enfatiza matéria que prevê a proibição do uso de mercúrio em aparelhos hospitalares, vetado pelo Executivo.

LUIZ CARLOS GONDIM - Congratula-se com os representantes do Centro Paula Souza, quanto à reivindicação apresentada pelo grupo. Elogia o trabalho da instituição em favor da formação de jovens. Lê mensagem recebida de internauta, que denuncia a precariedade no atendimento em hospital de Mogi das Cruzes. Tece críticas a depoimento do secretário de Saúde, que ignora o aumento na demanda por atendimento médico naquela região.

OSVALDO VERGINIO - Cumprimenta os visitantes. Anuncia a entrega de ambulâncias na região de Presidente Prudente. Apresenta reivindicação por mais equipamentos hospitalares para cidades de maior porte. Cita municípios que serão contemplados com vans adaptadas para deficientes físicos. Informa que deverá ser liberado recurso público para recapeamentos. Cumprimenta os vereadores de Osasco pela parceria em favor da população.

CARLOS GIANNAZI - Pede urgência no envio, pelo Executivo, de projeto de lei que dispõe sobre o plano de carreira para professores e servidores do Centro Paula Souza. Diz que a matéria ainda não deu entrada neste Parlamento. Destaca o nível de excelência das Etecs e Fatecs. Dá conhecimento do valor da hora aula de professores dessas instituições, o que considera uma afronta à dignidade da categoria. Parabeniza os visitantes pela mobilização.

MARCO AURÉLIO - Cumprimenta os representantes de Etecs e Fatecs. Tece comentários sobre o PL de sua autoria, que declara como estância turística o município de Guaratinguetá. Critica postura do governador, que anuncia a elaboração de projeto similar, que deverá ser encaminhado a este Parlamento.

WELSON GASPARINI - Declara-se entusiasmado com a gestão do governador Geraldo Alckmin. Divulga a entrega de vans e ambulâncias na região de Ribeirão Preto. Destaca ações do Executivo na área de saneamento básico. Comenta veto a projeto, de sua autoria, que criava, nas escolas, a educação preventiva de acidentes domésticos envolvendo crianças. Cita casos de queimaduras e afogamentos. Enfatiza parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça sobre a matéria.

alesp