Requerimento pede informações sobre falta de remédios em UBS


06/12/2013 12:59 | Da assessoria do deputado Gerson Bittencourt

Compartilhar:


Gerson Bittencourt (PT) apresentou requerimento de informações para que o secretário estadual de Saúde, David Uip, preste esclarecimento a respeito da falta de entrega de pelo menos 68 milhões de unidades de medicamentos, em 2013, nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital, segundo noticiado pela Agência Estado.

Dentre os questionamentos estão se a matéria tem procedência, quais procedimentos foram adotados para se evitar novos desabastecimentos e se os municípios que compraram medicamentos para suprir a falta em suas unidades básicas de saúde serão reembolsados.

O desabastecimento fez a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo comprar, no início deste mês, 7,6 milhões de comprimidos amoxilina, um gasto total de R$ 384 mil, que terá de se repetir mensalmente caso a Fundação para o Remédio Popular (Furp) continue a atrasar a entrega dos remédios.

A Furp é o laboratório farmacêutico oficial do governo do Estado. O valor representa um gasto extra para os cofres municipais, uma vez que a prefeitura não paga nada à Furp pelos medicamentos entregues. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, atualmente o laboratório fornece medicamentos gratuitamente ao município como contrapartida do Estado dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o atraso na entrega dos remédios, agravado no segundo semestre deste ano, o estoque de muitas UBS se esgotou, e os pacientes já enfrentam dificuldades para encontrar os medicamentos nas farmácias dos postos de saúde.

gersonbittencourt@al.sp.gov.br

alesp