Da Tribuna


10/12/2013 20:58 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


OSVALDO VERGINIO - Saúda os visitantes. Discorre sobre os bailes populares, conhecidos como "pancadão". Comenta que, em Sorocaba, cinco pessoas foram baleadas durante baile. Pede para que os governantes deem atenção especial às necessidades dos jovens.

ORLANDO BOLÇONE - Discursa sobre o crack e suas consequências sociais. Fala sobre a atuação da Assembleia Legislativa no combate à droga. Cita cifras investidas no tratamento de dependentes. Menciona o início de integração entre União, Estados e Municípios, com seus respectivos programas de enfrentamento ao crack. Enfatiza o papel fundamental da Frente Parlamentar Anticrack e Outras Drogas.

HAMILTON PEREIRA - Comenta dificuldades enfrentadas por servidores que precisam utilizar o Departamento de Perícias Médicas do Estado, localizado na Baixada do Glicério, na Capital. Tece críticas ao tratamento dado pelos funcionários do órgão. Defende a sanção de projeto de lei, de sua autoria, que sugere a descentralização de perícias médicas, de forma a garantir ao funcionário público do interior do Estado, realizar exames em sua própria cidade ou em outras próximas. Agradece a seus pares, que votaram favoravelmente à matéria.

JOOJI HATO - Comenta ataque a policial militar, ocorrido na semana passada, que resultou na morte de um criminoso. Cita outro caso de enfrentamento entre PM e assaltantes. Lembra tentativa de roubo, próximo à Raposo Tavares. Lamenta a morte de guarda civil metropolitano, baleado por garupa de moto. Explica que em todos os episódios mencionados, os criminosos usaram motos para cometerem os crimes. Lamenta o veto a projeto de lei, de sua autoria, que proíbe a prática da garupa de moto. Defende o combate ao que considera pilares da violência: as drogas ilícitas, as armas e o uso excessivo de álcool.

LUIZ CARLOS GONDIM - Discorre sobre o anúncio, pelo governador, de obras de melhorias em Itaquaquecetuba e em Ferraz de Vasconcelos. Cobra a construção de viadutos ou túneis em passagens de níveis. Apresenta sugestões que, a seu ver, melhorariam o fluxo viário da região. Denuncia o déficit de médicos em hospital de Ferraz de Vasconcelos. Elenca dificuldades apontadas por trabalhadores da Saúde para chegarem até o hospital. Pede mais incentivos a esses profissionais, de forma a atraí-los para o município.

OLÍMPIO GOMES - Comenta a possível votação do PLC 53/13, que cria um adicional de jornada especial a policiais. Considera falso o aparente benefício para a categoria. Faz a leitura de manifestação encaminhada pelo Coronel Milton Cardoso Ferreira de Souza, da reserva da PM e da direção da União das Pensionistas, contra a matéria.

MARCO AURÉLIO DE SOUZA - Fala sobre problema enfrentado por moradores da Comunidade Nova Tamoios, que sofrem com a duplicação do trecho Planalto, da Rodovia Tamoios. Explica que, além de eles estarem ilhados porque perderam o acesso ao bairro, ainda estão sujeitos ao pagamento de pedágio a partir da inauguração da rodovia, no dia 16 de dezembro. Mostra fotos e vídeos do local. Exige resposta urgente do Dersa sobre a questão.

ED THOMAS - Fala sobre a CPI da Violência Doméstica. Destaca o projeto "Casa Abrigo", de sua autoria, para acolher mulheres vítimas do problema. Discorre sobre o alarmante número da violência, que atinge os aspectos moral e psicológico da mulher. Informa que a cada quatro minutos, uma brasileira é morta no País. Considera os avanços decorrentes da Lei Maria da Penha. Avalia que, no entanto, eles ainda são insuficientes para o fim do problema. Explica que, no passado, a pena dos agressores se resumia ao pagamento de cestas básicas. Defende a prisão em regime fechado aos agressores de mulheres.

alesp