Opinião - Guerra à corrupção


09/01/2014 16:04 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


Lógico que a nação brasileira inicia 2014 enfrentando graves problemas econômicos e sociais, cabendo ao povo pressionar nossos governantes para resolvê-los. Mas, em minha opinião, a grande prioridade do momento atual enfrentar a corrupção que se apresenta, como uma verdadeira epidemia, atingindo todas as classes e todos os níveis da sociedade.

Para tão grave questão defendo uma grande pressão popular para exigir, dos nossos governantes, leis e ações administrativas que enfrentem o problema.

Precisamos, com urgência, de uma declaração de guerra à corrupção, pois bilhões de reais, que poderiam estar sendo aplicados em educação e saúde, são desviados por criminosos que ficam milionários aplicando a lei de levar vantagem em tudo.

Para se entender o absurdo da situação vivida basta tomar conhecimento das declarações do doutor Jorge Hage, Ministro responsável pelo combate à corrupção no governo federal (Controladoria Geral da União); mesmo sem citar nomes, Hage disse à imprensa que, apesar da importância do julgamento do mensalão e das condenações dele advindas, "os símbolos" da corrupção no Brasil ainda não foram presos.

Realmente, temos conseguido alguns avanços, mas na realidade pequenos face à grandiosidade da corrupção atingindo todas as áreas sociais.

Em pesquisa feita, nas ruas, perguntaram às pessoas: "se você estivesse em Brasília e, tendo a chance de também fazer negociatas e ganhar dinheiro, você faria isto?" A resposta de 62% dos entrevistados foi assustadora, revelando bem a mentalidade vigente no Brasil de hoje: "Lógico que faria a mesma coisa. Eu não sou bobo".

Vivemos, efetivamente, uma grande crise moral. Uma crise dos valores de vida. Para muitos a lei que vale é a do Gerson, conhecida como a de "levar vantagem" em tudo, não importando os meios a serem usados para alcançar tal objetivo.

É grave, sem a menor dúvida, para não dizer alarmante, a situação atual. É necessário, portanto, ser declarada, com urgência, uma guerra à corrupção. E para vencer esta guerra é preciso começar já através de leis severas e eficientes, de leis que "peguem" e efetivamente inibam a ação dos corruptos e dos corruptores; de um poder Judiciário ativo e, principalmente, uma dedicação muito grande na difusão, junto às famílias, de valores morais, éticos e espirituais, bem como o princípio do respeito e do amor ao nosso próximo.



* Welson Gasparini é deputado estadual (PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto

alesp