Opinião - Um rolezinho no Parque da Juventude


28/01/2014 15:52 | Gilmaci Santos*

Compartilhar:


No sábado, 25/1, em plena comemoração dos 460 anos de São Paulo, a capital paulista foi palco de um grande "rolezinho", e não se trata dos rolezinhos que reuniram pequenos grupos de jovens em parques e nos shoppings da capital, mas, sim, o super "rolezinho" que reuniu mais de 100 mil pessoas no Parque da Juventude. O propósito do evento: alertar a juventude sobre o perigo das drogas e unir forças para combater este que é um dos maiores males da atualidade.

O local marcado não poderia ser melhor, o Parque da Juventude, na região norte de São Paulo, o local onde ficava o Complexo Presidiário Carandiru e que já foi cenário de muito sofrimento e mortes, foi palco, desta vez, de um evento que fez jus ao nome atual do local ao reunir jovens para celebrar a vida. O evento, promovido pela Força Jovem Universal (FJU), grupo que pertence a Igreja Universal do Reino de Deus, ganhou o nome de "Saiba Dizer Não" e foi marcado pela internet.

Shows musicais, além de apresentações de grupos de hip-hop e street dance marcaram também o encontro, mas eventos com o mesmo nome aconteceram no mesmo dia também em Belém (PA) e Curitiba (PR). Este foi apenas o início da campanha que pretende atingir todas as regiões do País com mobilização nas ruas, shows e atividades esportivas, todas contra as drogas.

O "rolezão" do dia 25 mostrou que é possível, sim, unir jovens de maneira organizada para combater problemas latentes em nossa sociedade. Em ano de copa do mundo, esses jovens mostraram que Brasil campeão é Brasil sem crack ou, como disse Marcelo Brayner, coordenador nacional da Força Jovem, esse foi o "rolezão" do otimismo e da determinação, com milhares unidos contra as drogas e em favor da vida.

A manifestação organizada contou com pessoas de diversos bairros e cidades de São Paulo, os shows que assistimos na ocasião foram fenomenais, mas o verdadeiro show ficou por conta dos jovens presentes, que mostraram civilidade, alegria e educação do começo ao fim. Mesmo reunindo milhares de jovens em um mesmo local, o evento não teve nenhuma ocorrência e, após o encontro, todo o lixo foi recolhido pelos próprios jovens que estavam no local. No dia, as redes sociais foram tomadas por fotos de jovens e pela hashtag #tamojuntoemisturado, escolhida pelos jovens como palavra-chave do evento. O "rolezinho" contra as drogas contou também com a presença de pessoas que venceram este vício, como o caso do vendedor Eduardo Tadeu, que viveu 15 anos entre ruas e presídios por causa das drogas, mas venceu tudo isso por meio da fé e com a ajuda da FJU.

O "rolé" do Parque da Juventude mostrou muita organização e é um exemplo aos que querem chamar a atenção da sociedade para os problemas que afligem a juventude. Parabéns aos organizadores e aos grupos que se apresentaram na ocasião, mas, principalmente, parabéns aos milhares de jovens que compareceram ao local, que tem combatido às drogas diariamente e que vem ajudando, por meio da Força Jovem Universal, outros jovens a lutarem contra as drogas.

Nossa juventude não é apenas uma imensa massa de trabalho, mas, se bem direcionada, pode mudar os rumos de nosso País. Agora eu posso dizer #euestavalá e #tamojuntoemisturado contra o crack. Essa é a nossa força, essa é a Força Jovem Universal.

*Gilmaci Santos é deputado pelo PRB e líder da bancada na Assembleia.

alesp