Utilidade pública para associação de Franco da Rocha


04/02/2014 18:33 | Da assessoria da 1ª Secretaria

Compartilhar:


O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto (PT), protocolou o Projeto de Lei 1.019/2013, que declara de utilidade pública a Associação Assistencial Valorizando a Vida, com sede em Franco da Rocha. "A associação, fundada em 1º de novembro de 2008, é uma entidade sem fins lucrativos, políticos ou religiosos que tem por finalidade prestar assistência social a desabrigados temporariamente e pessoas com impedimentos para viver por conta própria", justifica o autor do PL.

Conforme Enio Tatto, a assistência aos desabrigados é prestada em ambiente próprio com fornecimento de alimentação e dormitórios coletivos. "A entidade atende adultos de ambos os sexos, dependentes químicos, com atuação no campo da prevenção, educação, tratamento e reinserção social. Também atende portadores do vírus HIV", acrescenta.

"Além disso", lembra, "a associação abriga idosos a partir de 60 anos em situação de risco pessoal e social, sem referência de apoio familiar, excluídos de bens e serviços e em condições socioeconômicas que não lhes permitem proteção e vida digna. Outro público atendido é o de crianças e adolescentes com risco social, por tempo indeterminado. "Se for declarada de utilidade pública, poderá fazer parcerias e receber recursos do governo do Estado", comenta Enio Tatto.

"Para realizar esses objetivos, a instituição obedece a critérios de acolhimento de alta complexidade no âmbito da política da assistência social. Oferece pernoite, jantar, banho, lanche da noite e café da manhã, em sistema de abrigamento temporário, por período máximo de três noites, que pode, excepcionalmente, estender-se conforme a necessidade do usuário", destaca.

A associação serve mensalmente mais de mil refeições, entre café da manhã, almoço e jantar, além de oferecer banhos e pernoites a mais de 800 pessoas. "A entidade encontra-se em contínuo funcionamento desde sua fundação. Esta registrada no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Franco da Rocha. Tem boa reputação, conforme atestado subscrito pelo vereador George Joventino dos Santos, 2º secretário da Câmara de Franco da Rocha, e sua diretoria não tem remuneração", conclui Enio Tatto.

eniotatto@al.sp.gov.br

alesp