Alerta de caçamba elevada em caminhões basculantes


05/02/2014 16:57 | Da assessoria do deputado Gilmaci Santos

Compartilhar:


Em janeiro deste ano, um caminhão derrubou uma passarela em uma via expressa do Rio de Janeiro, e quatro pessoas morreram. Imagens do momento do acidente mostram a caçamba erguida e derrubando a passagem de pedestres. O deputado Gilmaci Santos, líder do PRB na Assembleia paulista, afirma que tragédias como essa são comuns, mas que poderiam ser evitadas.

O parlamentar apresentou o Projeto de lei 7/2014, que torna obrigatória a instalação de dispositivo de alarme nos veículos de carga, tipo caminhão com caçamba basculante, destinado a alertar o condutor quando a caçamba estiver levantada. Segundo Gilmaci Santos, o artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro já enumera quais são os equipamentos de segurança em veículos, mas falta a obrigatoriedade desse dispositivo em caminhões. "Se o caminhão envolvido no acidente do Rio de Janeiro o possuísse provavelmente não presenciaríamos esta tragédia", lembrou Gilmaci.

Projeto semelhante a este tramita na Câmara dos Deputados, mas ainda aguarda aprovação. O Projeto de Lei 5.528/2013 foi apresentado pelo deputado Antônio Bulhões e obriga a instalação de alarme em caminhões com caçamba.

gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp