Da Tribuna


05/02/2014 19:48 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


CARLOS GIANNAZI - Menciona seu pronunciamento de ontem a respeito da situação dos professores da rede estadual. Cita suas visitas às escolas no início das aulas. Relata o prejuízo sofrido pelos alunos, que não estão tendo aulas por causa da quarentena dos professores. Afirma que são aproximadamente 100 mil professores admitidos em caráter temporário, cuja situação ainda não foi resolvida. Critica a atuação do secretário da Educação em relação à este problema. Lê trecho de entrevista do secretário, cuja preocupação é o vínculo empregatício dos professores.

OSVALDO VERGINIO - Menciona o lançamento da campanha contra o câncer de mama pelo governo. Cita o início da reforma do Centro de Oncologia de Osasco, anunciado pelo governador Geraldo Alckmin, para atender a região Oeste. Lembra a campanha de vacinação de HPV para meninas de 12 e 13 anos, lançada pelo ministro Padilha. Afirma que a população tem direito à Saúde de qualidade. Diz que os hospitais de Osasco atendem todas as pessoas, independente de serem da cidade ou não. Pede a união de todos os governos para beneficiar a população.

EDSON FERRARINI - Afirma que o esporte predileto da imprensa é criticar a Polícia Militar. Diz que a corporação atende 150 mil chamados por dia. Informa que a cada dez pessoas que cumprem pena de prisão, sete voltam para o crime. Ressalta que a polícia prende diversas vezes a mesma pessoa, já que elas não ficam presas. Relata que a polícia investiga os crimes por meses e quando o bandido é preso, praticamente não fica na prisão. Lembra que a lei é federal, e que não pode ser alterada por esta Casa. Compara os dois milhões de presos nos Estados Unidos com os 540 mil do Brasil, já que lá devem ser cumpridos 85% da pena para ter algum tipo de benefício, o que não acontece aqui.

SEBASTIÃO SANTOS - Exibe vídeo sobre depósito de vagões de trens na região de Araraquara. Afirma que esta situação ocorre em diversas outras cidades. Ressalta que os mesmos tornam-se criadouros do mosquito da dengue, além de local para uso de drogas e presença de bandidos. Destaca a falta de ação dos órgãos responsáveis. Informa que a empresa responsável já foi multada pelo Ibama, mas a situação não mudou. Comunica que fez uma moção de apelo para que o órgão fiscalizador resolva este problema.

LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - Menciona a mobilização do SindSaúde, no segundo semestre de 2013, na conquista da redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais. Afirma que foi acertado com o governo que não haveria redução de benefícios com a redução da jornada. Cita o encaminhamento de novo projeto para esta Casa sobre este tema. Exibe holerites de trabalhadores da Saúde com redução de vencimentos nos meses de dezembro e janeiro. Informa que foi solicitada audiência na Casa Civil para tratar do assunto. Parabeniza o presidente do SindSaúde e os dirigentes do sindicato, presentes em Plenário.

LUIZ CARLOS GONDIM - Lembra que hoje é o Dia Estadual da Mamografia, criado por lei de sua autoria em 2009 e sancionada pelo então governador José Serra. Menciona a obrigatoriedade do governo de fazer a prevenção do câncer de mama, que apresentou mais de 57 mil casos este ano, perdendo somente para o câncer de pulmão. Parabeniza o governo pelo lançamento da campanha "Amigo do Peito". Defende a necessidade de "vaga zero" para os casos de câncer de mama.

MARCOS MARTINS - Discorre sobre todas as etapas, desde 2009, para a inauguração do Centro de Tratamento do Câncer na cidade de Osasco, que ainda não ocorreu. Afirma que mais de dois milhões de habitantes na região precisam tratar-se em outras cidades. Pede a inauguração o mais breve possível. Informa que morrem no mundo 110 mil pessoas por causa do amianto. Cita projeto de sua autoria, para proibição do uso de mercúrio nos hospitais, aprovado nesta Casa, vetado pelo governador, cujo veto foi posteriormente derrubado por esta Casa, tornando-se lei.

MARCO AURÉLIO - Anuncia o nascimento de seu segundo filho em 22 de janeiro. Afirma ter maior vontade de lutar por melhorias no estado de São Paulo. Diz ter orgulho de seu Estado e de sua cidade, Jacareí.

JOOJI HATO - Lembra que hoje é o Dia Nacional da Mamografia. Ressalta a importância da prevenção do câncer de mama. Discorre sobre o atendimento da rede pública para esta doença. Informa que o exame deve ser feito a cada dois anos. Alerta para que as pessoas façam exercícios nos períodos da manhã ou noite, já que atividade física em calor intenso propicia infartos e AVCs.

OLÍMPIO GOMES - Para comunicação, informa que, hoje, policiais militares e bombeiros colocaram 125 cruzes na lateral da Rodovia dos Bandeirantes, no sentido São Paulo, em protesto contra mortes de profissionais da categoria. Cobra do governador Geraldo Alckmin medidas concretas a fim de resolver a questão.

alesp