Moção pede mais medidas de apoio à citricultura


18/02/2014 16:15 | Da assessoria do deputado Itamar Borges

Compartilhar:


Itamar Borges (PMDB), presidente da Comissão de Atividades Econômicas, apresentou moção à presidenta da República e ao Ministério da Agricultura solicitando medidas concretas para atender as reivindicações dos citricultores paulistas.

O setor citrícola, que contribui de forma expressiva para a economia nacional, gera, somente no Estado de São Paulo, mais de 500 mil empregos, diretos e indiretos e um faturamento de 1,5 bilhão de dólares anuais, vem enfrentando uma sucessão de problemas. São eles o baixo preço pago aos produtores pela caixa da fruta, muitas laranjas nos pomares, elevados estoques de suco e queda nas exportações.

De acordo com o deputado, é urgente a intervenção do governo federal a fim atender as reivindicações do setor citrícola. "A Comissão de Atividades Econômicas está, mais uma vez, solicitando o cumprimento de algumas medidas necessárias a fim de reverter a série de problemas enfrentados pela categoria", enfatizou Borges.

As medidas solicitadas são: renegociação de dívidas (securitização); inclusão da laranja na política de preço mínimo e nos leilões Pepro; inserção de suco da laranja em programas governamentais; aumento do percentual de suco de laranja para os néctares; redução de impostos; melhoria do ambiente de negócios entre outras.

Desde o início de seu mandato, Itamar Borges vem lutando em prol de melhorias aos produtores de laranja. Em 2013, o parlamentar realizou a audiência pública Crise e Concentração na Citricultura Paulista, onde esteve com autoridades do Executivo estadual e federal e representantes de trabalhadores, de pequenos produtores, de entidades de produtores e da indústria da laranja.

itamarborges@al.sp.gov.br

alesp