Da Tribuna


19/02/2014 19:34 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


DILADOR BORGES - Exibe reportagem do programa "Bom Dia Brasil", a respeito de problemas em unidades de pronto-atendimento, em várias cidades do País. Tece críticas ao Ministério da Saúde e ao governo federal. Elogia a atuação do governo estadual na área da Saúde.

LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - Rebate críticas feitas pelo deputado Dilador Borges ao governo federal. Afirma que o estado de São Paulo é o único do País que não direciona verbas para as unidades de pronto-atendimento e para o Samu, deixando o custeio a cargo dos municípios e da União. Elogia a gestão de Alexandre Padilha à frente do Ministério da Saúde.

VITOR SAPIENZA - Discorre sobre problemas enfrentados pelo estado de São Paulo na área de Educação, principalmente no ensino superior. Informa que foi autor da emenda constitucional que estabeleceu que os reitores das universidades estaduais devem, anualmente, prestar contas à Comissão de Educação desta Casa. Destaca a disparidade entre os investimentos no ensino superior e no fundamental.

OLÍMPIO GOMES - Declara que São Paulo vive uma escalada de violência, sem reação proporcional do Poder Público. Relata que dois policiais civis foram assassinados ontem, totalizando 26 mortes de policiais no estado desde o início do ano. Questiona o posicionamento da Secretaria de Segurança Pública a respeito dos casos. Menciona assaltos a caixas eletrônicos, ocorridos no município de Piracaia, em 15/02.

OSVALDO VERGINIO - Parabeniza a população de Osasco pelo aniversário de 52 anos da cidade. Afirma que o município tem se desenvolvido e passado por melhorias na mobilidade urbana. Diz que o problema da violência atinge todo o País. Argumenta que são necessárias ações contra o tráfico de drogas e de armas.

RAFAEL SILVA - Argumenta que o Brasil não possui forma eficiente de impedir a entrada de menores de idade na criminalidade. Afirma que a falta de estrutura familiar está na origem do problema. Declara que o Brasil deveria seguir o exemplo de países como a China e o Japão.

CARLOS GIANNAZI - Informa que participou de assembleia com os servidores da Guarda Civil Municipal de Jacareí, em greve há mais de 60 dias. Elenca as reivindicações da categoria. Afirma que a Prefeitura tem ameaçado de exoneração e feito descontos na folha de pagamento dos servidores grevistas. Declara que o movimento tem o apoio da população.

JOOJI HATO - Afirma que uma parcela dos problemas da Saúde pública é causada pela violência, que, a seu ver, consome recursos do SUS. Exibe reportagem do "Jornal da Band", a respeito de assaltos cometidos por motociclistas. Menciona que projeto, de sua autoria, que proibia garupas em motos, foi aprovado nesta Casa, porém vetado pelo Executivo.

JOSÉ BITTENCOURT - Lê artigo da Constituição Federal que veda a instituição de impostos sobre templos de qualquer organização religiosa. Informa que, no estado de São Paulo, entidades do gênero têm a cobrança de ICMS nas contas de água e energia. Menciona que há projetos, em tramitação nesta Casa, que tratam da situação. Lista outros estados que têm leis que regulamentam a imunidade tributária.

alesp