Opinião: Dia do Plantio: seis anos de melhorias para o meio ambiente


28/02/2014 14:26 | Rita Passos*

Compartilhar:


A Lei 13.120/08, de minha autoria, que institui o Dia Estadual do Plantio de Mudas de Árvores Nativas, permite há seis anos avanços nas políticas ambientais nos municípios paulistas. Me empenhei nesta tarefa com o propósito de estimular ações de recuperação de áreas desmatadas e de ampliar a qualidade de vida da população.

Levei para o âmbito estadual uma iniciativa do então prefeito de Itu Herculano Passos, que em 2008 promoveu um mega plantio na cidade com apoio maciço da população. Em menos de uma hora, mais de 10 mil pessoas plantaram 30,5 mil mudas de árvores nativas, ação da qual participei e que guardo com carinho na memória. Desde então, a cada ano, Itu realiza ações de plantio todo dia 27 de fevereiro.

Hoje, por exemplo, plantamos mais de 13 mil árvores na cidade. Participei com muita alegria da ação às margens do Tietê, que recebeu novos exemplares do bioma Mata Atlântica.

A relevância detodo este trabalho em prol do meio ambiente teve reconhecimento internacional. Em 2008, apresentei o projeto a Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, a iniciativa foi muito elogiada e serviu de referência para diversos países do mundo representados no evento.

Cidades como Franco da Rocha, Tatuí, Buri, Mogi Guaçu, Promissão, Jumirim, Bauru e Mogi Guaçu fizeram parte desta causa e promoveram plantios. Também servimos de exemplos para outros Estados, como Mato Grosso, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Ceará, Rio Grande do Norte e Amapá.

Fico muito satisfeita hoje ao avaliar o quanto esta iniciativa trouxe bons frutos. Afinal, são inúmeros os benefícios que as árvores nos trazem. A infiltração de água em solos com cobertura florestal, por exemplo, é 40 vezes maior do que em solos descobertos. A presença de árvores também reduz o impacto causado pelas chuvas, evitando a erosão do solo e o assoreamento dos rios.

Uma árvore isolada pode transpirar até 500 litros de água por dia. Além disso, a interceptação solar pelas copas evita o aquecimento dos prédios, cria ambientes que servem de abrigo nas horas mais quentes do dia e diminui as consequências da insolação direta. As árvores também são excelentes captadoras de partículas e gases presentes no ar. Removem até 1,2 tonelada/hectare de dióxido de carbono.

Por tudo isso, acho que temos motivos de sobra para celebrar o Dia Estadual do Plantio de Mudas de Árvores Nativas e levá-lo adiante com a mobilização em massa da sociedade.

*Rita Passos é líder do PSD na Assembleia Legislativa.

alesp