Opinião - Tolerância Zero, Justiça Já


27/02/2014 11:25 | Welson Gasparini *

Compartilhar:


Quando acompanhamos pela imprensa notícias de furtos, roubos, assassinatos, estupros e tantos tipos de violência compreendemos a sensação de medo ora dominando as pessoas e as famílias em geral.

Chegamos ao absurdo de reconhecermos: os bandidos agem de tal forma, com tanta desfaçatez, que parece não terem medo da polícia e da justiça; parece, até, zombarem da lei e da ordem..

É verdade que as penitenciárias estão lotadas, mas, nem de longe, isto significa que os bandidos estão sendo contidos nas suas ações. Pelo contrário, diante da proliferação dos delitos, chega-se a conclusão de que, no Brasil, o crime compensa. Muitos são detidos e, logo em seguida, soltos; outros, uma minoria, acabam presos, obrigando os governantes a construírem mais presídios para abrigá-los ao cumprimento das penas a eles impostas.

Além de leis imperfeitas que dificultam o processamento das ações judiciais, as deficiências materiais e humanas do Poder Judiciário originam o acúmulo de milhares de processos e a justiça acaba demorando muito para chegar ao final, quando chega.

Recentes processos que cuidaram do desvio de milhões de reais dos cofres públicos, o chamado "mensalão", demoraram cerca de dez anos para irem a julgamento e " numa novela aparentemente interminável - ainda estão sendo apreciados recursos apresentados pelos advogados dos réus. .

Esta situação precisa mudar; o povo não agüenta mais tanta violência e corrupção. As famílias vivem com medo de irem às praças públicas ou de caminharem pelas ruas, pois os assaltos e as violências acontecem todas as horas e se repetem todos os dias; muitas pessoas já foram assaltadas várias vezes.

Penso que nossos governantes precisam aceitar e adotar como um programa de ação urgente: "Tolerância zero, justiça já!"

Que os setores da segurança pública tenham os recursos materiais e humanos para os bandidos sentirem que a "tolerância zero" é para valer. E que a Justiça tenha recursos materiais e humanos para que os bandidos, os agentes da violência, sejam condenados com rapidez, provando o funcionamento da justiça em nosso Brasil ..

Preconizo, finalmente, uma grande modificação no sistema penitenciário. Que os presos, ao contrário de estarem em uma escola de aperfeiçoamento para suas ações criminosas, possam ter ensino profissional e exercício de atividades para, ao saírem dos presídios, terem condições de trabalhar e de conviver com seus familiares, abandonando as práticas criminosas e sendo úteis à sociedade.

* Welson Gasparini é deputado estadual (PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto

alesp