Diagnóstico do ensino especial na Baixada Santista


07/03/2014 14:57 | Da assessoria da deputada Telma de Souza

Compartilhar:


Telma de Souza (PT) apresentou requerimento de informação à Secretaria de Estado da Educação sobre a estrutura da rede de ensino de São Paulo à disposição dos estudantes com deficiência na Baixada Santista. A partir dos dados a serem levantados, Telma quer traçar um diagnóstico sobre a oferta e a demanda da educação especial.

Em Santos, o caso da estudante Beatriz Santos Rodrigues, de 16 anos, destacado pela imprensa regional, demonstra que a estrutura educacional do Estado de São Paulo possui graves falhas. Com baixa visão congênita " possui apenas 5% da visão ", Beatriz não pôde iniciar o ano letivo de 2014 na Escola Estadual Marquês de São Vicente, em Santos, onde está matriculada, porque a unidade não está preparada para receber estudantes com necessidades especiais.

Entre os questionamentos, Telma quer saber do secretário Herman Voorwald qual o aparato material à disposição dos estudantes com deficiência física, auditiva, visual ou intelectual em todo o Estado, bem como o universo de estudantes, professores e auxiliares especializados, assim como as escolas onde estes alunos estão matriculados na Baixada Santista.

"São Paulo é o estado mais rico do Brasil, que é obrigado a investir 25% do que arrecada em educação. Não há explicação para os estudantes com necessidades especiais serem negligenciados e terem seus futuros comprometidos", afirmou a deputada.

telmadesouza@al.sp.gov.br

alesp