Opinião - Cuidar de quem cuida


07/03/2014 10:47 | Marcos Martins*

Compartilhar:


São inegáveis os avanços sociais que as mulheres alcançaram nos últimos dez anos. Muitos deles se deram graças aos investimentos federais feitos desde o advento da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), que em 2013 completou uma década de existência. A SPM teve contribuições efetivas para a consolidação das políticas públicas de gênero, destacando a efetiva transversalidade de gênero nas políticas interministeriais. Hoje, a perspectiva de gênero está incluída em todas as políticas públicas, numa clara demonstração do protagonismo das mulheres na construção de um projeto de sociedade mais justa, mais equânime e democrática.

O governo Dilma, como não poderia deixar de ser, tem incrementado os investimentos na área. Para o ano de 2014, o volume de recursos para a SPM será de R$ 217 milhões, o maior orçamento dos últimos dez anos.

Um grande exemplo de como esse governo se preocupa com as mulheres foi a inclusão da vacina contra o HPV no calendário público de vacinação. O HPV é o vírus responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero.

Muito se fez, mas ainda há muito que fazer. As mulheres ainda são as maiores vítimas de agressão. A cada 15 segundos, uma mulher é espancada no país. Além disso, elas ainda ganham menos e têm muito mais obrigações em casa, muitas delas sendo as chefas da família.

Essas mulheres precisam de ajuda, de apoio, de respaldo, de carinho e atenção.

Cabe a todos nós, cidadãos, trabalhar e lutar por elas, pelo fortalecimento de uma construção social que as ampare, que lhes garanta todos os direitos. É obrigação de todos nós zelarmos por quem sempre zelou por nós.

Parabéns, mulher!

Marcos Martins é deputado estadual (PT) e 4º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

alesp