Para deputado, ausência de políticas públicas aumenta violência


06/03/2014 17:04 | Da assessoria do deputado João Paulo Rillo

Compartilhar:


A morte do morador de rua Bruno Alves de Campos, assassinado por um policial militar de folga, na madrugada do dia 26/2, em São José do Rio Preto, é reflexo da falta de políticas sociais competentes. "A ausência de políticas públicas municipais, voltadas para as pessoas em situação de rua e dependentes químicos está amplificando os conflitos sociais em Rio Preto", opinou o deputado Rillo (PT).

O parlamentar esteve com moradores de rua, testemunhas do assassinato do jovem, na delegacia, na noite de 27/2, registrando as ameaças feitas a eles pelo autor dos disparos. Além das ameaças, os dois moradores de rua foram ouvidos no inquérito como testemunhas e apresentaram uma das cápsulas dos projeteis que, segundo eles, teriam acertado Bruno. As testemunhas foram ouvidas pelo delegado de polícia Eder Galavoti Rodrigues.

O parlamentar aponta exemplos como os de São Paulo, onde tentativas higienistas frustradas, empreendidas em governos anteriores, como a Operação Sufoco, em 2012, executada pelo então prefeito Kassab, mostraram-se capazes apenas de gerar mais violência.

Na direção oposta, o prefeito Fernando Haddad aplicou a receita que foi defendida pelos movimentos sociais e especialistas: políticas públicas. "Haddad encontrou uma solução ouvindo, dialogando. Em Rio Preto, falta diálogo, soluções e sobra negligência", finaliza.

jprillo@al.sp.gov.br

alesp