Combate ao câncer do colo do útero


07/03/2014 15:06 | Da assessori da deputada Ana Perugini

Compartilhar:


O próximo dia 11/3, marca o Dia Estadual de Combate e Prevenção ao Câncer do Colo do Útero, conforme a Lei 15.098, de 2013, de autoria da deputada Ana Perugini (PT), que no Parlamento paulista é coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres no Estado. A parlamentar é também autora do PL 708, de 2007, que autoriza o governo estadual a promover a vacinação contra o HPV, de combate ao câncer do colo do útero.

Ana destaca a importância da pesquisa realizada pelo médico alemão Harald Zur Hausen. Seu trabalho sobre papilomavírus e câncer cervical recebeu várias críticas científicas em lançamento inicial, mas posteriormente foi confirmado e estendido a outros papilomavírus de alto risco. "O dia 11/3 é a data de nascimento do médico, na província de Westphalia, em Geisenkirchen, na Alemanha", lembra a deputada.

Os principais objetivos em fixar a data são promover a reflexão sobre o terceiro câncer mais comum no país e enfatizar a necessidade da prevenção, criando as condições para a consolidação de uma nova cultura na sociedade.

aperugini@al.sp.gov.br

alesp