Opinião - Uma perda para o Brasil


11/03/2014 13:21 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


Não posso deixar de registrar o meu pesar " como o fiz em meu blog - pela morte do deputado federal e ex-senador Sérgio Guerra, uma das mais expressivas lideranças da política brasileira. Sua morte privou o Brasil e o PSDB " partido que tão bem presidiu e era um dos expoentes " de um líder que soube conquistar o respeito tanto dos correligionários quanto dos adversários.

Recifense, deputado federal por quatro mandatos e senador por um foi responsável pela modernização do processo de comunicação do PSDB, investindo em mídias sociais e incrementando o diálogo do partido com os diversos segmentos da sociedade, como jovens, mulheres, minorias e sindicalistas. Falecido aos 66 anos, vítima de um câncer agravado por pneumonia, Sérgio Guerra deixou um legado de dignidade política e o exemplo de um comportamento sempre voltado para a tolerância, a concórdia e o diálogo consequente.

Conforme respondi a um jornalista que me perguntou a respeito não cheguei a ter um contato mais próximo com ele, mas sempre o admirei pela coerência e firmeza com a qual conduzia sua vida pública. Andei lendo, entretanto, muitas das manifestações originadas de aliados e adversários que me permitiram conhecê-lo melhor.

Para o nosso presidenciável Aécio Neves, ele tinha características muito raras nos homens públicos de hoje: era culto, idealista e destemido na defesa das suas posições. "Continuará sendo para nós do PSDB " ponderou Aécio - uma inspiração para que, aquilo que ele pensava e buscava construir nós possamos, no futuro, construir: uma nação mais digna, mais justa e mais próspera para todos os brasileiros."

Político extremamente talentoso " homem de análise e de ação - teve papel preponderante na construção do PSDB, partido do qual, com sua fibra de sertanejo nordestino, mesmo enfrentando doença grave, jamais se afastou.

Conhecido por posições firmes em prol de mudanças sociais e econômicas do país, permanecerá vivo na nossa memória como um fator de transformação e de fortalecimento da estrutura e das bandeiras do PSDB.

Registro ainda, através do depoimento do governador Geraldo Alckimin, uma certeza: Sérgio Guerra será lembrado como alguém que dedicou sua vida à causa pública e aos brasileiros. Sentiremos, assim, muita falta de sua personalidade agregadora, de sua visão de país e de sua capacidade de dialogar.

Uma coincidência triste, por sinal, foi observada pelo governador Beto Richa, do Paraná: no mesmo dia da morte de Sérgio Guerra (6 de março) faleceu,em 2001, 13 anos atrás, Mário Covas, outra liderança inesquecível da política brasileira. Duas perdas, portanto, com as quais o PSDB e o Brasil terão de conviver...



*Welson Gasparini é deputado estadual (PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Pr

alesp