Da Tribuna


11/03/2014 19:09 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


DILADOR BORGES - Discorre sobre os serviços prestados pelo Poupatempo. Informa que, em 2013, foram feitos cerca de 35 milhões de atendimentos pelas 33 unidades distribuídas no Estado. Diz que o trabalho realizado pelo órgão teve 99% de aceitação da população, de acordo com pesquisa. Anuncia a instalação de mais duas unidades do Poupatempo, em Andradina e Birigui. Destaca a atuação do Poupatempo Móvel, com previsão de ampliação para diversas regiões paulistas. Menciona o Programa Bom Prato e os Ames, instrumentos que, adita, só o Estado de São Paulo possui. Parabeniza o Governador Geraldo Alckmin pela gestão.

JOOJI HATO - Lembra pacientes acidentados no trânsito, na ocasião em que atuava como médico. Discorre sobre a mortalidade de jovens, consequência do consumo de drogas e de bebidas alcoólicas. Defende a "Lei Seca" e rebate as críticas recebidas da mídia e de fabricantes de bebidas. Manifesta apoio para que a matéria seja aprovada também neste Parlamento, para que venha a vigorar em âmbito estadual. Repudia o fácil acesso de jovens às armas ilícitas.

ALEX MANENTE - Informa que, ontem, iniciou uma prestação de contas junto à população de São Bernardo do Campo. Cita números de sua reeleição, em 2010, bem como os de outros cinco vereadores do PPS, eleitos em São Bernardo do Campo. Discorre sobre possíveis irregularidades naquele município, como a falta de medicamentos nas Upas e os indícios de fraudes na distribuição de uniformes e de materiais para a rede escolar de ensino. Repudia a gestão do prefeito de São Bernardo do Campo. Dá ênfase a investimentos feitos pelo Governador Geraldo Alckmin no setor da Saúde.

ED THOMAS - Lê Moção, de sua autoria, em favor das Apaes. Considera as dificuldades pelas quais as entidades passam para se manter. Cita aspectos da Lei 12.101, de 2009, que estabelece garantias às entidades de assistência social, além da isenção de contribuições para a seguridade social. Apela à Presidente Dilma Rousseff que faça cumprir os pedidos de renovação da CEBAS - Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social, dentro dos prazos estabelecidos na referida lei. Acrescenta que as entidades não estão usufruindo de um direito líquido e certo, o que as tem prejudicado demasiadamente.

CARLOS GIANNAZI - Discorre sobre os apagões no Estado de São Paulo. Cita greves de Etecs e Fatecs. Combate a paralisação das aulas na USP Leste, por conta de denúncias de contaminação do solo onde está instalada a universidade. Acrescenta que a interrupção das aulas afeta cerca de 5 mil alunos. Exige providências do Governo do Estado, no sentido de solucionar o problema da USP.

ORLANDO BOLÇONE - Discorre sobre os problemas decorrentes do alcoolismo. Fala da atuação do movimento antiálcool. Defende novas abordagens no tratamento da doença, uma vez que, a seu ver, ela é porta de entrada para outros vícios, como o do crack e o da maconha. Faz breve explanação sobre a "metodologia dos 12 passos", difundida para a maioria das comunidades terapêuticas.

ULYSSES TASSINARI - Faz coro ao discurso do Deputado Orlando Bolçone no combate às drogas e ao álcool. Lembra o "tsunami" ocorrido no leste e nordeste do Japão. Lamenta a morte de mais de 16 mil pessoas e o desaparecimento de outros milhares de cidadãos japoneses. Solidariza-se com os familiares que perderam entes naquela ocasião. Destaca a atuação da Cruz Vermelha e de outros órgãos, após o desastre ecológico. Considera a radioatividade uma das causadoras do aumento do número de vítimas de câncer no Brasil.

alesp