PT pede afastamento cautelar de Robson Marinho


18/03/2014 16:47 | Da Liderança do PT

Compartilhar:


O líder da Bancada do PT, deputado Luiz Claudio Marcolino, protocolou junto à Procuradoria Geral de Justiça pedido de afastamento cautelar do conselheiro vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Robson Marinho, de suas funções, enquanto perdurarem as investigações de participação em esquema de favorecimento e recebimento de propina no caso da multinacional francesa Alstom.

Na representação do PT são enumeradas várias denúncias publicadas pela imprensa desde 2008. A mais recente descreve um dossiê, no qual é revelado que Marinho teria recebido US$ 1,1 milhão em uma conta própria no banco suíço Crédit Lyonnais Suisse de Genebra e que, segundo depoimento prestado por executivo da multinacional francesa, o conselheiro teria recebido propinas. De acordo com a reportagem, o dossiê é composto de 90 documentos da Procuradoria da Suíça e teria sido enviado às autoridades brasileiras.

Para Marcolino, "a situação de Robson Marinho merece atenção e providências urgentes do MP. É fato público que o conselheiro está sendo investigado por improbidade administrativa e, nessa condição, é evidente que não possui condições de julgar condutas de outros agentes públicos. Por isso, estamos solicitando o seu afastamento cautelar".

O pedido de afastamento cautelar de Robson Marinho, assinado por todos os deputados da bancada petista, foi entregue, no dia 17/3, ao procurador geral de Justiça interino Álvaro Arruda, que se comprometeu a encaminhar o pedido o mais breve possível aos promotores responsáveis pelas investigações.

imprensa@ptalesp.org.br

alesp