Opinião: Uso consciente da água


20/03/2014 12:34 | * Chico Sardelli

Compartilhar:


O Dia Mundial da Água é celebrado anualmente em 22 de março, com orientação da Organização das Nações Unidas. Diante de um cenário crítico que estamos vivendo, com baixo índice de chuvas (atípico para esta época do ano), altas temperaturas, escassez de água e um grande risco de desabastecimento, o momento é totalmente oportuno para discussões sobre o tema e qual a contribuição que cada um pode dar para o uso consciente da água.

Em mais de 30 países serão realizados diversos eventos, principalmente de caráter educativo, para destacar a importância da água na manutenção da vida. A gestão dos recursos hídricos, o papel do poder público na despoluição e tratamento da água, na recuperação e preservação das nascentes, experiências de agricultores e indústrias para economia de água, o abastecimento urbano, como aumentar a oferta de água, são alguns pontos que merecem ser debatidos em referência ao Dia Mundial da Água.

O tema escolhido este ano pela ONU é Água e Energia, assuntos que são interligados e interdependentes, uma vez que a geração hidrelétrica, nuclear e térmica precisam de recursos hídricos. Dados da ONU apontam, por exemplo, que cerca de 8% da energia gerada no planeta é utilizada para bombear, tratar e levar água para o consumo das pessoas.

O Estado de São Paulo vive momento de alerta, com os baixos níveis de água nos reservatórios. Os órgãos que administram e fiscalizam a operação do Sistema Cantareira, que opera com o nível mais baixo de sua história, já criaram até um Comitê de Crise para acompanhar a distribuição de água para a Região Metropolitana de São Paulo e para as cidades que integram a Bacia PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí).

O governo do Estado também já toma as providências para adotar uma ação inédita, visando a evitar um racionamento, que é a utilização do chamado "volume morto" (água armazenada no fundo das represas) do Cantareira para abastecer a Grande São Paulo. Bombas começaram a ser instaladas na represa de Atibainha e o mesmo sistema deve ser usado nas represas do Jaguari e Jacareí. Outra ação do governador Geraldo Alckmin foi se reunir com a presidente Dilma Rousseff e pedir autorização para captar água da bacia do rio federal Paraíba do Sul e despejá-lo no sistema Cantareira.

Os governos têm suas responsabilidades e, a cada um de nós, cidadãos, vale sempre lembrar as recomendações de uso racional da água para redução do consumo. Finalizo essa reflexão com uma pertinente consideração divulgada pela Agência Nacional de Águas: "o Brasil, País que detém aproximadamente 12% da água doce do planeta, celebra o Dia Mundial da Água com o desafio de pensar a gestão dos recursos hídricos em seus mais diversos usos, garantindo o acesso a água e promovendo seu uso sustentável para as atuais e futuras gerações".



* Chico Sardelli é deputado estadual (PV) e 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa

alesp