Projeto cria Fatec em Parelheiros


25/03/2014 17:38 | Da assessoria da 1ª secretaria

Compartilhar:


O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto (PT), apresentou o Projeto de lei 199/2014, que prevê a criação e implantação da Faculdade de Tecnologia (Fatec) no distrito de Parelheiros, zona sul da capital. A Fatec, conforme o projeto, deve oferecer cursos de nível superior que atendam a demanda e a realidade da população local.

"A proposta de uma Fatec em Parelheiros se justifica plenamente pelo fato de não existir uma faculdade pública na região para atender a demanda de aproximadamente 37 mil jovens de idade entre 15 e 29 anos que anseiam estudar em uma escola pública com a qualidade de ensino das Fatecs", defende Enio Tatto.

Para o deputado, a Fatec contribuirá para o desenvolvimento e a formação de jovens que possuem acesso limitado ao ensino superior bem como a sua gratuidade. "Uma unidade da Fatec dessa magnitude favorecerá não somente a população de Parelheiros, mas também a dos moradores de regiões próximas, como Grajaú, Vila São José, Varginha, Cidade Dutra", acrescenta.

De acordo com Enio Tatto, o distrito de Parelheiros representa aproximadamente 25% do território paulistano, com área de 1.523.278 km², permeados pelas represas Billings e Guarapiranga. Atualmente na região existem 200 bairros, há duas aldeias indígenas Pyau (Krucutu) e Tenondé Porá (Morro da Saudade), um subgrupo guarani, com cerca de mil pessoas, localizadas na estrada da Barragem e que mantém vivas sua língua, cultura e religião.

O censo realizado pelo IBGE em 2010, segundo o deputado, demonstra que a população da região é de 139.441 mil habitantes.

etatto@al.sp.gov.br

alesp