Opinião - É hora de levantar a bandeira do esporte


28/03/2014 15:50 | *Enio Tatto

Compartilhar:


O seminário "Esporte, Atividade Física e Saúde" foi implantado na Assembleia Legislativa através de nosso projeto de resolução com o objetivo de proporcionar à sociedade momentos de reflexão sobre a importância do esporte na vida de cada indivíduo. Os conteúdos do seminário são selecionados em função de especializações nas áreas do esporte e da saúde que atendam aos anseios e às necessidades da comunidade esportiva e acadêmica.

Somente uma política pública que ofereça a prática do esporte à população, abrangendo todas as faixas etárias, pode conduzir ao exercício pleno da cidadania e à melhoria da qualidade de vida.

Sempre é bom lembrar que os esportistas vivem intensamente e sentem as emoções do Esporte, vibram com os discursos inflamados a favor da prática esportiva, no entanto, sentem na pele o abandono, a negligência e a falta de políticas públicas que estimulem a participação.

Hoje, o esporte deixa de ser um fim em si mesmo e apresenta-se como um recurso indispensável para alicerçar as políticas voltadas para a educação, a saúde, a cultura, o meio ambiente e a segurança pública.

Nesse sentido, o esporte necessita de um tratamento diferenciado e precisa ter prioridade nas políticas públicas do Estado. Às vésperas da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016 no Brasil, o orçamento do esporte não pode continuar com 0,1% do orçamento do Estado. É preciso quebrar o gesso que imobiliza o esporte.

É preciso também tomar consciência de que o esporte é a melhor forma de se conquistar a autoestima e que o homem deve morrer moço o mais tarde possível. Que a decadência física decorre mais da insuficiência de exercício físico do que do avanço da idade. Que através da atividade esportiva é possível permanecer com 40 anos durante mais 30 anos. E lembrar que na prática esportiva não há discriminação de cor, de raça, de religião ou de condição social.

Por tudo isso e pelo valor imensurável do esporte, os esportistas, secretários municipais, gestores, professores, líderes comunitários e formadores de opinião devem continuar participando deste seminário e lutar pela valorização do esporte e da atividade física em benefício da saúde da população. O IV seminário ocorrerá entre 7 e 10 de abril próximos, como sempre na Assembleia Legislativa.

É hora de levantar a bandeira do esporte. É preciso atender à recomendação da Conferência Nacional de Esporte para que o orçamento do esporte seja de, no mínimo, 1% do orçamento geral, seja do município, do governo estadual ou federal.

Somente assim, poderemos almejar para as novas gerações uma infância saudável, uma juventude sadia, uma terceira idade forte e feliz, além da proliferação de novos talentos e futuros campeões que surgirão na comunidade esportiva com a implantação de uma política pública efetiva para o esporte.

* Enio Tatto é deputado estadual pelo PT e 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

alesp